A bateria do carro não carrega. O que fazer?

Quando a bateria do carro não carrega as causas podem ser muitas, as soluções também. Umas são mais económicas, outras mais caras e até a água o pode salvar.

A bateria do carro não carrega. O que fazer?
Com os níveis em baixo arrancar será difícil.

O combustível é aquilo que faz mover o nosso automóvel, seja a gasolina, o gasóleo, o GPL e até mesmo a eletricidade. Contudo, há uma peça muito importante que impede que o seu carro ligue caso não esteja em perfeitas condições. Falamos da bateria do carro que, nos automóveis mais recentes, tem um papel ainda mais importante.

Os sistemas de ajuda à condução, alarmes, GPS, sensores de chuva e luz, rádio, conectividade, vidros elétricos, travão de parque elétrico, cruise control e muitos outros que estão disponíveis nos automóveis hoje em dia exijem mais da bateria. Antigamente, a bateria era menos solicitada, contudo nos dias de hoje é necessário mais potência. Assim, quando a bateria do carro não carrega ficamos apeados.
 

As causas

Os carros mais recentes têm sensores para tudo e são muito inteligentes não nos deixando cometer erros, contudo, se tem um daqueles carros que têm um QI abaixo de 100 já passou por algumas experiências menos agradáveis, como chegar ao carro depois de se esquecer das luzes acesas ou o rádio ligado, ou o telemóvel a carregar através do isqueiro do carro. Desta forma irá gastar toda a carga da bateria e não vai conseguir ligar o carro - pode sempre tentar fazê-lo pegar ao empurrão.

No entanto a principal causa quando a bateria do carro não carrega é o mau funcionamento do alternador.

Lembre-se de estar atento à validade da bateria, tal como faz com os iogurtes, já que, em média, as baterias têm uma vida útil de 4 anos, há umas que duram mais, outras menos, contudo todas têm garantia de 2 anos.

As luzes do carro são também um bom indicador de que a bateria pode não estar a carregar. Se quando acelerar as luzes afrouxarem fique alertado e continue a ler para saber o que fazer.
 

O que fazer

Se passou por alguma das experiências anteriores verifique a água da bateria - se os níveis estiverem baixos coloque água destilada, ou, em último caso, água engarrafada, nunca utilize água de poço ou furo.

Se não conseguir resolver o problema desta forma faça uma visita ao seu mecânico ou, se Maomé não vai à montanha faça uso do serviço de reboque do seu seguro ou que vá a montanha até Maomé, independentemente do nome que deu ao seu carro, pode até ser Isaac.

Quando a bateria do carro não carrega esteja atento a alguns pormenores:
  • verifique a conexão dos cabos pois podem estar mal ligados;
  • tente recarregar a bateria recorrendo a um carregador externo, que pode comprar num hipermercado.

Se a sua bateria for mais recente, das seladas, pouco poderá fazer, exeto trocá-la.

Por último, chegamos ao caso que mais mossa faz na carteira: o problema poderá estar no alternador, que serve para recarregar a bateria do carro quando este está em andamento. Verifique o estado dele recorrendo a um amperímetro, contudo pode deixar esse trabalho para o seu mecânico.


Veja também: