Publicidade:

Baterias para motas: dicas para escolher a melhor

Conheça os vários tipos de baterias para motas e saiba qual a mais adequada para a sua mota.

Baterias para motas: dicas para escolher a melhor
Conheça os diferentes tipos de baterias

As baterias para motas são um componente do veículo que dura, em média, cerca de três anos e meio, ou até mais tempo caso sejam tratadas de forma adequada e feitas inspeções regulares. Contudo, vai haver uma altura em que o proprietário terá mesmo de trocar de bateria.

Para tal, é conveniente que saiba qual o modelo e marca que deve escolher e porquê. Para que possa escolher a bateria mais indicada, deixamos algumas dicas para saber qual a mais indicada para a sua mota.

Baterias para motas: dicas para escolher a mais adequada


A bateria mais indicada para cada mota

Uma boa bateria para a mota é aquela que consegue iniciar o motor à primeira, reforçando o desempenho do mesmo, que oferece um serviço de confiança e que dá suporte ao sistema elétrico da mota. Em termos de preços existem baterias para motas desde 20€ até 200€.

Especificações técnicas

Depois de definidos os parâmetros anteriores, é importante que o proprietário saiba quais são as especificações técnicas da mota, para assim perceber se a nova bateria é compatível com o motor do veículo e com o sistema elétrico.

O melhor é mesmo confirmar as especificações técnicas do modelo original da bateria da mota e ter em consideração a tensão, amperagem e capacidade de reserva na escolha do novo modelo. Deve ainda ter em atenção quais as baterias para motas que requerem acessórios, como um tubo de ventilação.

Especificações físicas

Depois das especificações técnicas, deve ter em atenção as especificações físicas da atual bateria da mota. Isto porque as motas têm compartimentos limitados para a bateria e, como tal, a nova bateria deverá ser compatível com o modelo da mota.

Aconselhamento profissional

Sugerimos que peça aconselhamento ao seu mecânico habitual e faça, por conta própria – em revendedores autorizados, vendedores independentes e na internet –, uma prospeção de preço, para conseguir um valor competitivo para uma bateria de qualidade. Sugerimos ainda que compare os preços dos diferentes tipos de baterias existentes para motas.

mota

Tipos de baterias para motas


Os tipos de baterias da motocicleta são classificados de acordo com a pilha voltaica e isso requer manutenção. Desta forma, podemos distinguir os seguintes tipos de bateria:

Baterias de ácido Yuasa

Esta bateria requer que seja verificado o nível e que se encha com água destilada. A sua principal vantagem é o preço, pois são mais baratas do que as outras.

Baterias de gel

Exide Gel é a bateria mais apropriada para os motociclos premium e desportos motorizados. Estas baterias para motas foram concebidas para proporcionar o máximo conforto na estrada e têm capacidade para alimentar equipamentos com muita necessidade de energia: audio, ABS, luzes adicionais e sistemas de aquecimento, GPS, entre outras. Além disso, são anti-salpicos, anti-derrames e resistentes às vibrações (ideais para estradas inclusive todo-o-terreno).

Baterias de iões de lítio

Apesar de não ser muito comum, já existem baterias para motas com iões de lítio. O principal problema destas baterias é o facto de o preço ser muito elevado. No entanto, podemos apontar como principais vantagens a durabilidade e o facto se serem mais leves do que uma bateria convencional, bem como mais pequenas.

Veja também: