O bebé não faz cocó? Saiba o que deve fazer

Quando um bebé não faz cocó é sinal de preocupação para os pais e, inevitavelmente, é razão de muito choro e desconforto - mas há dicas para aliviar o mal estar.

O bebé não faz cocó? Saiba o que deve fazer
A obstipação é comum em bebés

Assim que o bebé nasce é comum que o seu intestino funcione como um relógio e o ideal é que todas as mamadas sejam seguidas de uma evacuação. Entre o primeiro e o segundo mês, com a evolução do sistema digestivo, o cenário muda e a criança começa a criar o seu próprio hábito intestinal – que é diferente para cada pessoa. É nesta altura que aparecem as temidas cólicas, as primeiras inimigas dos pais.

Se o bebé não faz cocó, vai gostar de ler este artigo com dicas e conselhos essenciais a esta fase.

Por que acontece a obstipação nos bebés?

Assim como nós adultos, cada um tem um número de evacuações médias que faz no seu dia-a-dia. Nesta transição, entre o primeiro e o segundo mês, a frequência de evacuação pode tornar-se irregular. O bebé pode passar a fazer cocó apenas uma vez por dia ou até deixar de fazer uns dias. Em média, esse processo prolonga-se por 20 dias e faz parte do desenvolvimento da criança. Após essa fase, é suposto que a criança passe a ter um ritmo mais frequente de evacuações – e os pais têm formas de ajudar.

“O meu bebé não faz cocó”

Se a criança está desconfortável ou se demonstra ter dor, entenda e procure paciência nessas alturas. – e não esqueça de ficar atento à aparência do cocó. Se a criança estiver constipada, as fezes vão ser endurecidas e provocar dor. Esteja em alerta quanto aos sinais de esforço ou dificuldade para fazer cocó.

Outro aspeto que deve observar quando o bebé não faz cocó é a textura das fezes: se forem demasiado duras e pouco líquidas o bebé pode estar a sofrer de obstipação.

A obstipação ocorre quando os músculos da extremidade do intestino grosso contraem, impedindo a passagem das fezes. Por isso, não deixe passar muito tempo. Quanto mais tempo as fezes permanecem no intestino, mais endurecem e tornam-se mais difíceis e dolorosas.

Quantos dias o bebé pode ficar sem fazer cocó?

A prisão de ventre em bebés pode ser caracterizada pela dificuldade em defecar por mais de 3 dias. No entanto, os pais também devem estar atentos à regularidade com que esses episódios acontecem.

Só fraldas limpas: o que fazer?

Nos casos em que o bebé sente desconforto, os pais pode – e devem – adotar algumas medidas para aliviar os sintomas de mal estar. Tome nota do que pode fazer:

  • Realizar uma massagem, com movimentos circulares na barriga do bebé, aplicando uma suave pressão.
  • Movimentar as perninhas da criança como se estivesse a pedalar uma bicicleta.
  • Fazer uma massagem de relaxamento ao bebé.
  • Deve hidratar mais o bebé, oferecendo mais vezes o leite materno ou água – se já beber.
  • Se o bebé já pode comer,  pode oferecer-lhe alguns laxantes naturais como: frutas (ameixas, alperces, cerejas), legumes com alto teor de fibras (ervilhas, feijão, bróculos) e cereais (pão integral).
  • Fazer a estimulação do esfíncter anal (para tal, basta introduzir e retirar em seguida, um supositório de glicerina, uma cânula de micro clister cortada e untada com vaselina ou até mesmo a ponta do termómetro – sempre com muito cuidado).

 

Veja também: