Publicidade:

5 sinais de que está a beber muito café

Não dispensa o cafezinho da manhã? E ao longo do dia, quantos cafés bebe? Conheça os sintomas que podem revelar que está a beber muito café.

5 sinais de que está a beber muito café
A dose recomendada é até 4 cafés por dia

São já vários os estudos publicados sobre os inúmeros benefícios do café, nomeadamente na prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes ou depressão. Contudo, há uma questão que se impõe: quantos cafés bebe ao longo do dia? Isto é importante porque beber muito café pode ser prejudicial à saúde.

Quantos cafés toma por dia? Saiba se está a beber muito café


1. Dores de cabeça

dor de cabeca

Muitos apaixonados por café argumentam que quando não bebem café ficam com dores de cabeça. Isto acontece pelo facto de as dores de cabeça serem já um sintoma de abstinência. Na verdade, quanto mais café ingere, mais necessária se torna a bebida, sobretudo pela necessidade de extrair do café os seus efeitos energéticos.

No entanto, o contrário também acontece. Beber muito café pode também causar dores de cabeça, isto porque, sendo estimulante e ao mesmo tempo diurético, o café pode conduzir a uma sobrecarga no cérebro.

2. Insónias

insonia

Pelo facto de ajudar a acelerar o metabolismo e a estimular a concentração, o café deve ser uma bebida a evitar por quem tem alguma dificuldade em adormecer. Uma forma de contrariar este possível efeito secundário da cafeína é evitar beber café a partir das 18h, uma vez que os seus efeitos se prolongam entre 3 a 5 horas.

3. Dores de estômago

dor de barriga

As dores de estômago podem ser indicadoras de que está a beber muito café. Isto porque o café vai intensificar a produção de ácidos no estômago, o que poderá causar ardor, úlceras e gastrites. Para além das possíveis dores de estômago, o café em demasia pode ainda causar refluxo gastrointestinal.

4. Nervosismo

nervosismo

Um dos efeitos do café é a indução de um estado de alerta. Estudos demonstraram que os primeiros efeitos da cafeína levam cerca de 10 minutos para aparecer. E em menos de uma hora, precisamente em 45 minutos, a cafeína promove o nível máximo de concentração.

Por outro lado, ao aumentar os níveis de alerta, há outros sintomas que podem surgir como, por exemplo, ansiedade e possíveis palpitações.

5. Diarreia

diarreia

Este é um dos casos típicos do “tudo o que é em excesso faz mal”. Isto é, um dos efeitos saudáveis do café é o facto de ajudar a regular o intestino. Contudo, quando em excesso, pode ter efeitos laxantes.

Isto acontece pelo efeito que a cafeína tem na estimulação do cólon, ou seja, provoca alternadamente a contração e distensão. Por outro lado, deve ter cuidado em caso de diarreia porque, em casos mais graves e não controlados, pode conduzir à desidratação.

Veja também: