6 belezas escondidas no Alentejo

Fomos procurar belezas escondidas do Alentejo; aquelas que nem sempre aparecem nos livros de turismo...e encontramos 6 surpreendentes sugestões.

6 belezas escondidas no Alentejo
Sugestões fora dos roteiros mais turísticos

Farto de visitar os locais e pontos de interesse mais óbvios, que aparecem em todos os guias e roteiros? Então este artigo é para si, já que lhe apresenta as 6 melhores belezas escondidas do Alentejo.

Belezas escondidas no Alentejo: o top 6

Lagoa de Sancha

Habitat de inúmeras espécies protegidas e dona de uma fauna e flora inacreditáveis, a Lagoa de Sancha, localizada um pouco antes do Cabo de Sines, é uma das belezas escondidas do Alentejo a não perder.

Apesar de não serem aconselhados banhos pela agitação do mar nesta lagoa, pode maravilhar-se com os bancos de peixes e com grutas fenomenais. Se quiser mesmo fazer praia, então tem de dobrar o Cabo de Sines.

lagoa sancha

Cortiçarte

Localizado em Azaruja, freguesia do concelho de Évora, a Cortiçarte é um negócio de família que remonta aos anos 1950 e vale bem a pena uma visita!

Dê umas espreitadela na Cortiçarte e aproveite para saber mais um pouco sobre esta maravilha que é a cortiça e que este negócio transforma em verdadeiras obras de arte. Afinal de contas, Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo!

Na Cortiçarte faz-se de tudo um pouco, desde malas a carteiras, chapéus ou até mesmo figuras religiosas.

corticarte

Praia Fluvial da Mina de S. Domingos

Localizada bem no coração do Alentejo, no concelho de Mértola, está a praia fluvial da Mina de S. Domingos.

Aqui não conte com água salgada! Mas pode contar, sim, com areia e água morna, num refrescante contraste com a paisagem tranquila que tão bem caracteriza o Alentejo.

Foi em 2012 considerada Praia de Qualidade de Ouro e está equipada com espaços de lazer, como um parque com grelha para churrascos, um anfiteatro, palco de espetáculos e sessões de cinema ao ar livre.

mina s domingos

Monsaraz

Monsaraz não entrou para o top do concurso “As 7 maravilhas de Portugal” por um acaso! Esta localidade é uma das belezas escondidas do Alentejo que tem mesmo de visitar.

Cidade situada no topo de uma colina, tem uma certa atmosfera medieval, com a particularidade das casas serem pintadas de branco e ter também um castelo, na altura construído para servir de proteção aos ataques dos espanhóis. Escusado será dizer que pela sua localização as vistas são completamente de cortar a respiração sobre os campos que se dirigem para o rio Guadiana.

monsaraz

Arrifana

Ah, mas a Arrifana não fica no Algarve? É quase verdade, pois esta praia em específico localiza-se na zona oeste Algarvia, ainda Aljezur, Alentejo.

A praia da Arrifana é uma das belezas escondidas do Alentejo pois é um dos poucos lugares onde ainda é possível estar numa praia com pouca gente, sem apinhamento de toalhas e guarda sol. Esta integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é já uma espécie de “Meca” dos surfistas.

arrifana

Pedreira Plácido Simões

O que não falta em Portugal são, realmente, pedreiras. Mas tão únicas como a Pedreira Plácido Simões é difícil encontrar.

Situada no flanco nordeste de Estremoz, esta beleza escondida do Alentejo desce mais de 80 metros em profundidade, num total de 14 pisos e 40 mil metros quadrados! Pode fazer uma viagem de elevador e vai estremecer com as vistas. O passeio é, aliás, de pôr à prova corações mais fracos e desaconselhável para quem sofra de vertigens!

O “ouro branco Alentejano”, mais conhecido como mármore, é um dos principais protagonistas neste passeio. Oportunidade ainda para observar uma pedreira inativa à qual os locais chamam de “Lagoa Azul do Alentejo”, dada a cor da água fazer lembrar exatamente a Lagoa Azul Açoriana.

pedreira

Veja também: