10 belezas naturais que só a Madeira tem

Paisagens deslumbrantes, clima ameno em qualquer altura e praias fantásticas. Estas são apenas algumas das belezas naturais que só a Madeira tem.

10 belezas naturais que só a Madeira tem
A pérola do Atlântico tem tanto para oferecer

De tantos lugares bonitos e memoráveis em todo o mundo, há belezas naturais que só a Madeira tem. Mas de onde vem o encanto daquela que é conhecida como a “Pérola do Atlântico”?

De origem vulcânica, o arquipélago da Madeira é formado pela ilha homónima, pela ilha de Porto Santo, as únicas habitadas, e pelas Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Pelo seu todo conta-se um local de extraordinária beleza, na qual se destacam as belas paisagens, florestas, praias, piscinas naturais e artificiais, ribeiras e as cascatas, que encantam portugueses e estrangeiros.

Possui um relevo bastante acidentado, com várias arribas, sendo o ponto mais alto o Pico Ruivo, com 1862 metros. Pormenores que ajudam a que este oásis verdejante seja uma excelente escolha para umas férias em família.

10 belezas naturais que pode encontrar na Madeira

Do clima aos locais imperdíveis, não faltam motivos para a Madeira ser considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo. Descubra as principais belezas naturais desta região.

Microclima

microclima madeira

Fonte: Madeira Seekers

O relevo, bem como a exposição aos ventos predominantes, fazem com que na ilha existam diversos microclimas, a começar pela precipitação que é mais elevada na costa norte do que na costa sul; e pela praticamente inexistência de variações térmicas durante todo o ano.

E é este um dos grandes motivos pelos quais a Madeira é extremamente popular entre os turistas, já que é um excelente destino de férias em qualquer altura do ano.

Agosto é o mês mais quente do ano cuja temperatura média é de 23°C, altura em que o clima é quente e seco, o que permite várias atividades ao ar livre; e o mês mais frio é janeiro cuja temperatura média é de 16°C.

Floresta Laurissilva

floresta laurissilva madeira

Fonte: chainimage.com

Classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1999, a Floresta Laurissilva da Madeira é um exemplar perfeito do processo ecológico e biológico em curso na evolução e desenvolvimento de ecossistemas e comunidades de plantas e animais terrestres, aquáticos, costeiros e marinhos desta região.

A Floresta Laurissilva constitui o que resta de uma antiga área florestal que permaneceu, durante cinco séculos, intocável pela ação do homem. Reza a lenda que foi daqui que veio o nome da ilha: aquando da sua descoberta, toda a ilha era coberta de extenso e denso arvoredo, razão pela qual os navegadores portugueses lhe atribuíram o nome de “Madeira”.

Levadas

levadas madeira

Fonte: Madeira Web

As levadas da Madeira são cursos de água artificiais criados para levar água excedente das chuvas no interior para os campos agrícolas de toda a ilha.

Criou-se, assim, uma forma muito interessante para apreciar a exuberante beleza natural da Madeira, com um aproveitamento inteligente das águas da chuva, cuja construção se iniciou no século XVI, aproveitando-se também para fornecer água para centrais hidroeléctricas e também para fins de irrigação em campos de cultivo.

Porto Santo

porto santo

A ilha de Porto Santo tem uma constituição geomorfológica completamente diferente da ilha da Madeira: é bastante plana, apresenta um solo arenoso e muito pobre em nutrientes e pouco apto para a agricultura.

Por outro lado esta “ilha dourada” é conhecida pelas suas praias de areia fina e amarelada, de propriedades terapêuticas, a que se junta um mar azul muito calmo, com uma temperatura única que ronda entre os 18ºC e os 22ºC.

O clima estável e seco, com pouca variação de temperaturas entre as estações, faz com que seja um destino muito agradável para banhos de sol, para a prática de vários desportos aquáticos, hipismo, golfe, passeios a pé pelas veredas e aproveitando o clima e a verdadeira hospitalidade dos porto-santenses.

Ver ofertas TopAtlântico para Porto Santo >> 

Banana da madeira

banana madeira

Fonte: Gazeta Rural

No setor agrícola madeirense, a produção de banana é direcionada, fundamentalmente, ao consumo regional e nacional, mas o seu doce e delicado sabor é conhecido um pouco por todo o mundo.

Há quem diga que não há má banana da Madeira, que é mesmo impossível produzir uma má banana mesmo que se quisesse. Vamos lá fazer o teste de qualidade?

Jardim Botânico da Madeira

jardim botânico da madeira

Fonte: telefericojardimbotanico.com

A cerca de 3 km do centro do Funchal, o Jardim Botânico da Madeira é um dos mais belos exemplares em todo o mundo. Foi fundado pelo engenheiro Rui Vieira e inaugurado no início da década de 60.

O que lhe dá destaque é a vegetação exuberante que forma jardins coloridos, como se houvesse uma dança de cores em cada canto. Aqui existem mais de 2.500 plantas, oriundas de todos os continentes, cerca de 300 aves exóticas e 200 espécies indígenas da região.

Conhecer as ofertas TopAtlântico para Porto Santo >> 

Câmara de Lobos

câmara de lobos madeira

Fonte: Férias em Portugal

O concelho de Câmara de Lobos possui um forte património cultural e histórico que assenta fundações na Igreja de São Sebastião, na Capela da Nossa Senhora da Conceição e no antigo convento de São Bernardino. Mas o melhor de tudo é que é aqui que é produzido o mundialmente famoso Vinho da Madeira.

Machico

machico madeira

Fonte: Madeira Live

Foi neste concelho que desembarcaram, pela primeira vez, os descobridores da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420, talvez atraídos pela baía da sua beleza, conjugada com a profundeza do vale – um verdadeiro hino à beleza e à natureza.

Piscinas naturais de Porto Moniz

piscinas naturais porto moniz madeira

Fonte: Sempre Entre Viagens

Porto Moniz orgulha-se do seu património natural e arquitetónico, como a Igreja Matriz do século XVII, a Igreja de Santa Maria Madalena e o Forte de São João Baptista, porém, são as piscinas naturais o mais-que-tudo da região.

Estas piscinas são formadas pela lava vulcânica e por elas entra o oceano, naturalmente trazendo água cristalina e salgada. Este espaço possui uma área de quase 4 hectares, uma piscina para crianças, um parque infantil, acessos para deficientes, parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, snack-bar aberto na estação de verão e espreguiçadeiras. Vale muito a pena visitar.

Descobrir as ofertas TopAtlântico para Porto Santo >> 

Santana

santana madeira

Fonte: Madeira Web

Localiza-se na costa norte da Ilha da Madeira, e é daqui que vêm algumas das imagens mais conhecidas da região, com as tradicionais casas triangulares de duas águas com teto de colmo e sobre estrutura de madeiras, coloridas com as típicas cores madeirenses de branco, azul e vermelho. De destacar ainda nesta zona a Capela de Santo António, a Capela de Santa Ana (século XVII) e a Igreja Matriz de São Jorge.

Vá de férias para a Madeira com a TopAtlântico! >>

Veja também: