5 benefícios de tomar banhos frios

Só de pensar dá arrepios, mas pode ser um hábito saudável. Conheça os benefícios de tomar banhos frios e comece já a baixar a temperatura da água.

5 benefícios de tomar banhos frios
Tomar banho em água fria ajuda, entre outras coisas, a perder peso

Tomar banho com água fria é uma ideia ‘aterradora’ para muita gente. No entanto, os banhos frios produzem efeitos benéficos para a saúde e bem-estar, e não são simplesmente mitos. Por outro lado, refira-se que tomar banho de água quente não é uma necessidade. Embora também tenha os seus benefícios, trata-se mais de um hábito da sociedade. Conheça 5 benefícios dos banhos frios.

5 razões para diminuir a temperatura da água

É bom para a saúde do cabelo e da pele

Os banhos frios são realmente benéficos para o seu cabelo e pele, isto porque a água quente resseca a pele, enquanto a água fria aperta as cutículas e poros, impedindo-os de ficarem obstruídos. Assim, tomar banhos frios dá mais brilho e um ar mais saudável ao seu cabelo, enquanto para a pele permite que se mantenha mais a firme e com elasticidade.

Ajuda a despertar

Pode parecer difícil, mas tomar um banho de água fria ao acordar vai ajudar a despertar mais rapidamente, pois estimula o estado de alerta. A água fria ajuda a que o corpo ganhe mais oxigénio, mantendo-o com mais energia ao longo do dia, libertando também uma eventual sensação de cansaço que possa sentir ao acordar.

Queima calorias

Não é mito. A água fria ativa as gorduras positivas do seu corpo, o que faz com que as negativas sejam libertadas, o que facilita a perda de peso. Basicamente o nosso organismo, ao receber a água fria no corpo, queima calorias para nos mantermos aquecidos, evitando ainda a formação de nódulos de gordura.

Ajuda na recuperação após exercício físico

Os benefícios dos banhos frios nos atletas ficou particularmente famoso quando Cristiano Ronaldo admitiu que um dos seus segredos era a crioterapia (terapia por frio – diminuindo a temperatura dos tecidos). Mas não precisa ir tão longe, pois bastam banhos frios para o ajudar a aliviar dores e a acelerar a recuperação dos músculos.

Melhora a circulação sanguínea

Os banhos frios são uma boa terapia para problemas de saúde e bem-estar. Por exemplo, promove a boa circulação sanguínea e ajuda a distribuir melhor o oxigénio e nutrientes por todo o organismo (evita ou atenua varizes), ajudando a diminuir o stress e ansiedade, prevenindo depressões.

Veja também: