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6 benefícios da caminhada

Conheça alguns dos principais benefícios da caminhada e saiba porque deve praticar este exercício diariamente.

6 benefícios da caminhada
É fácil de praticar e os benefícios são muitos, para a saúde e para a carteira

Todos os aqueles que têm uma vida sedentária e decidem começar a praticar exercício ouvem o mesmo conselho: há que começar devagar e com uma atividade mais simples. A caminhada é, frequentemente, a atividade mais aconselhada. Mas em boa verdade, é um bom exercício tanto para os sedentários como para os mais ativos. Pode ser feita a qualquer hora, sem restrições de idade, em casa, no ginásio ou na rua. E acredite: os benefícios da caminhada são mais do que possa pensar. Nós mostramos-lhe alguns.
 

Os benefícios da caminhada para a sua saúde… e não só!

Existem vários benefícios associados à caminhada. Não há como negar que este exercício tem tudo para lhe fazer bem. Se ainda tem dúvidas deixamos-lhe uma lista com alguns dos benefícios da caminhada.
 

Faz bem ao coração

E por várias razões. Uma boa caminhada diária ajuda a diminuir o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, uma vez que contribui para ajudar a controlar o colesterol, diminui o nível de triglicéridos no sangue e ajuda a reduzir a pressão arterial. De facto, diversos estudos apontam que caminhar entre 30 a 40 minutos diários pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Tudo porque a prática deste exercício aumenta o fluxo sanguíneo, promovendo a dilatação dos vasos e, consequentemente, reduzindo a pressão.
 

Previne várias doenças

Não só as doenças cardiovasculares, como também problemas como a osteoporose, a diabetes ou colesterol, por exemplo. Além disso, a caminhada ajuda a melhorar a capacidade de transporte de oxigénio para os músculos e células do organismo, conferindo mais energia aos órgãos e tecidos, para que se desintoxiquem e funcionem melhor. E como se ainda não bastasse, ainda ajuda a ativar a circulação periférica, aumentando o fluxo de sangue necessário e contribuindo para aliviar problemas venosos, como as varizes, por exemplo.
 

Ajuda a perder e controlar o peso

Uma boa caminhada diária pode ajudá-lo a perder peso (ou a controlar o seu peso, se for esse o caso). Quando conjugadas com uma dieta apropriada, as caminhadas podem ser a solução para encontrar o peso ideal.
 

Aumenta a sensação de bem-estar

Uma caminhada diária num parque ou jardim pode contribuir para melhorar significativamente a sua saúde mental. De facto a caminhada tem esse poder de afetar positivamente o humor e autoestima dos praticantes deste exercício.
 

Fortalece musculatura e ossos

Entre os benefícios da caminhada está o facto de aumentar a resistência, reforçar músculos e conferir maior estabilidade aos ossos (e ainda contribuir para reconstrução do tecido ósseo, o que é benéfico para prevenir ou a abrandar a osteoporose). Mais: andar a pé ajuda a fortalecer cartilagens, tendões e ligamentos, melhora o equilíbrio e aumenta a mobilidade e agilidade.
 

É barato!

Este é outro dos benefícios da caminhada que também pesa bastante. Por poder ser feita em qualquer lugar (e sem recurso a máquinas ou ginásios), a caminhada é uma forma muito barata de praticar exercício.
 
Convém frisar que estes são apenas alguns dos benéficos da caminhada. Como vê, não faltam razões para “se pôr já ao caminho” e tratar da sua saúde, de forma simples e sem gastar dinheiro. 

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