7 benefícios de poupar

Conheça alguns dos benefícios de poupar dinheiro, que não se baseiam em ter apenas mais dinheiro para poder gastar naquilo que quiser

7 benefícios de poupar
Poupar é difícil, mas está claro que vale a pena

Quem não recebe muito ao final do mês precisa de poupar, mas a prática pode acabar por desanimar qualquer pessoa, visto que apesar de o poder fazer como um profissional é possível continuar a não ter dinheiro suficiente para uma televisão gigante ou um carro novo – pelo menos por agora. Para o animar e motivar, damos-lhe a conhecer alguns benefícios de poupar nos quais ainda não tinha pensado.
 

7 benefícios de poupar o mais possível

 

1. Sabe bem

É bom ter coisas em casa, mas também é bom ter dinheiro no banco, pois sabemos que lá está representado o nosso esforço. O fato de termos dinheiro significa que contribuímos para a nossa sociedade, e que estamos a trabalhar para alcançar os nossos sonhos, mesmo que estes incluam estar na praia a beber e a relaxar.

 

2. Traz maior conforto

Dita a Lei de Murphy que “se algo pode correr mal, vai correr (mesmo) mal”, e ter dinheiro no banco à espera destes imprevistos é o mesmo que ter uma rede de segurança enquanto fazemos acrobacias. Quando tudo correr mal, a rede vai impedir-nos de bater com o rabo no meio do chão. Este é um dos maiores benefícios de poupar.

 

3. Permite alguns luxos

Quem recebe muito pouco ao final do mês pode vir a ter dias vividos em luxo graças à poupança. Quem poupa aos poucos consegue, ao fim de algum tempo, comprar o carro que sempre quis, uma televisão gigante, ou ir de férias para longe das suas preocupações.

 

4. Ensina a gerir dinheiro

Um dos grandes benefícios de poupar é esta ser uma prática que ensina a gerir dinheiro, tanto a si como aos seus filhos. Saber gerir dinheiro é fundamental hoje em dia, e se um dia o ordenado quadruplicar ou ganhar um prémio na lotaria, saberá como gerir o dinheiro de modo a garantir uma boa vida para os seus filhos.

 

5. Alivia o stress

Ter que esperar que o ordenado caia na conta bancária é stressante, e querer ir ao cinema e não poder porque o dinheiro ainda não chegou desanima qualquer um. O stress é um problema de saúde que deve ser evitado a todo o custo, e assim podemos concluir um dos benefícios de poupar é fazer bem à saúde – quem diria!

 

6. É bom para o planeta

Não gastar água a mais, reduzir o consumo de eletricidade, e combater o desperdício não só o ajudam a poupar dinheiro, como também reduzem o mal que é feito ao nosso planeta.

 

7. Ajuda-o a ter mais dinheiro

Através de Certificados de Aforro, de contas poupança, ou de outro tipo de investimentos, dinheiro poupado pode ser utilizado para vir a ter ainda mais dinheiro. Assim pode mais facilmente ter a sua televisão gigante para ver o que quiser!

Veja também: