8 benefícios do abacate para a saúde

O abacate é um fruto muito benéfico para a saúde, sendo um alimento fácil de incluir na alimentação. Veja aqui os 8 benefícios do abacate.

8 benefícios do abacate para a saúde
Consumir abacate traz imensos benefícios para a saúde

Existem muitos benefícios do abacate para a saúde. O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore originária da América do Sul. Trata-se de um fruto raro, uma vez que a maioria dos frutos é composta por hidratos de carbono, enquanto o abacate é rico em gorduras saudáveis.

O consumo de abacate é benéfico para a saúde, pois este alimento tem um perfil nutritivo abrangente e equilibrado, contendo muita fibra, vitaminas e gorduras saudáveis, ajudando a prevenir uma série de doenças.

Os principais benefícios do abacate para a saúde

1. Tem um perfil altamente nutritivo

O abacate é conhecido por ser um “superalimento”. É composto por 73% de água, 15% de gordura, 8.5% de hidratos de carbono e 2% de proteína. Meio abacate (que são cerca de 68 gramas) contém 109 calorias e 20 vitaminas e minerais diferentes.

Este fruto não contém colesterol nem sódio, sendo pobre em gorduras saturadas e rico em fibra e gorduras saudáveis.

2. Tem elevados níveis de potássio

O potássio é um nutriente que nunca se pode ter em demasia e os abacates são ricos em potássio. Este nutriente ajuda a manter gradientes elétricos nas células do corpo e a reduzir a pressão arterial, diminuindo a probabilidade de ocorrência de ataques cardíacos e problemas nos rins.

3. É rico em ácidos monossaturados

Este fruto é rico em gorduras. Uma das gorduras que existe em maior quantidade no abacate é o ácido oleico. Este é um ácido gordo monossaturado (que também se encontra no azeite) responsável por reduzir inflamações e combater o cancro.

O azeite de abacate é, assim, uma escolha saudável para cozinhar, visto que as gorduras deste alimento resistem à oxidação induzida pelo calor.

4. Contém elevados níveis de fibra

A fibra é um nutriente que se pode encontrar em grandes quantidades no abacate. Esta substância é importante para a saúde porque contribui para a perda de peso, reduz os picos de açúcar no sangue e ajuda a prevenir várias doenças.

A fibra também desempenha um papel importante em regular o trânsito intestinal. Cerca de 7% do peso deste fruto corresponde a fibra, o que é bastante quando comparado com outros alimentos.

Abacate

5. Baixa os níveis de colesterol e triglicerídeos

As doenças cardíacas são uma das causas mais comuns de morte em todo o mundo. Os níveis mais elevados de colesterol, triglicéridos e pressão arterial estão associados a estas doenças.

Estudos comprovam que o consumo de abacate diminui a probabilidade de contrair doenças cardíacas, pois comer este fruto reduz muito os níveis totais de colesterol, baixa os níveis de triglicerídeos até 20% e aumenta o nível de colesterol “bom” até 11%.

6. Contém antioxidantes que protegem os olhos

O abacate potencia a absorção de antioxidantes de outros alimentos, além de ser também uma fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina. Estas substâncias são benéficas para os olhos, ajudando a prevenir doenças como cataratas e degeneração macular.

7. Ajuda na prevenção de cancro

O consumo de abacate pode ajudar a prevenir o cancro. Estudos feitos em células isoladas provam que o consumo de abacate reduz os efeitos secundários da quimioterapia nos linfócitos. Comer abacate ajuda também a travar o crescimento de células cancerígenas na próstata.

Apesar de não serem conclusivas, investigações também indicam que o abacate pode ajudar a evitar outros tipos de cancro como cancro do cólon, estômago, mama, pâncreas e útero.

8. Alivia os sintomas de artrite

Existem muitos tipos de artrite, sendo que alguns são doenças crónicas. Sendo uma doença progressiva, o seu tratamento também deve ser progressivo. Vários estudos reportam que extrato de abacate ajuda a aliviar significativamente os sintomas de osteoartrite, especialmente na zona do joelho e da anca.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.