Publicidade:

6 benefícios do gengibre: a super raiz que faz bem à saúde

Cada vez mais comum na dieta dos portugueses, em infusão ou como condimento, esta raiz tem propriedades incomparáveis! Descubra os benefícios do gengibre.

6 benefícios do gengibre: a super raiz que faz bem à saúde
6 benefícios incríveis desta magnífica raiz

O gengibre é uma planta medicinal originária da Índia e China, muito utilizada na Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica. Conheça os benefícios do gengibre.

Os rizomas são a parte da planta utilizada. Tem um sabor forte e picante, aquece o organismo e dá uma sensação de calor quando é ingerido. O gengibre pode ser tomado sob a forma fresca, em pó seco ou em cápsulas. Nas infusões, nas sopas de legumes, em marinadas de carne ou peixe, molho de tomate ou simplesmente para dar um gostinho oriental a qualquer receita culinária.

Esta raiz oferece vitaminas, minerais, óleos essenciais, aminoácidos e antioxidantes com propriedades medicinais tão importantes que não deve ser dispensada na prevenção em saúde e no tratamento alternativo ou complementar de patologias. Espreite a lista com os principais benefícios do gengibre.

Os principais benefícios do gengibre


Perda de peso

O gengibre é um alimento termogénico, ou seja, tem a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras acumuladas. Quando associado à dieta alimentar, auxilia a diminuir o peso e a combater a obesidade.

propriedades medicinais do gengibre

Tratamento e prevenção de enjoo

O gengibre reduz as náuseas e os vómitos na gravidez, durante os tratamentos de quimioterapia, no pós-operatório de cirurgia e nas viagens de carro ou barco. Adultos e crianças pode tomar ½ colher de raspas ou pó de gengibre, de preferência logo de manhã ou antes das viagens.

Facilita a digestão

Tomado antes ou durante as refeições, o gengibre estimula a digestão, acelerando o esvaziamento gástrico. Reduz a sensação de inchaço abdominal e plenitude após as refeições.

infusao de gengibre

Alivia a dor

Tem ação similar ao ipobrufeno, atuando como anti-inflamatório e analgésico nas dores musculares, dores articulares, dor de cabeça e dor pré-menstrual.

Nas dores musculares e articulares, principalmente as que agravam com o frio, pode também ser aplicada compressas de gengibre na área dolorosa. Para tal, basta ferver raspas de gengibre em água, deixar arrefecer um pouco até ser tolerável na pele, embeber compressas na infusão, espremer e aplicar na zona afetada. Deixar atuar até ficar morno e repetir o processo várias vezes.

Previne o cancro

Um dos seus constituintes fotoquímicos, o gingerol, responsável pelo sabor picante do gengibre, tem propriedades antioxidantes, e antitumorais que previnem o aparecimento de células cancerígenas. Previne o cancro da mama, intestinos, ovários, e pâncreas. Tem também um papel muito importante no tratamento de úlceras gastroduedenais.

gengibre

Reforça o sistema imunitário

O gengibre reforça as defesas naturais do organismo, sendo um fantástico aliado no tratamento de gripes e constipações, principalmente se conjugado com equinácia, sabugueiro e canela. Pelas suas propriedades antisséticas e anti-inflamatórias alivia a congestão nasal e é um aliado nas doenças respiratórias, como asma, rinite e bronquite.

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.