8 benefícios do zumba que o vão convencer a dançar

Música animada, dança e coreografias que queimam muitas calorias: são algumas caraterísticas de uma aula de zumba! Conheça 8 benefícios do zumba.

8 benefícios do zumba que o vão convencer a dançar
Quem nunca experimentou uma aula de zumba?

É difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvir falar de zumba ou que nunca tenha experimentado. Mas afinal quais os benefícios do zumba e segredos que levam a que se encham pavilhões com milhares de pessoas a dançar?

8 benefícios do Zumba

1. Perda de calorias

perda de calorias

Esta é uma das principais caraterísticas que distingue o zumba das demais modalidades que se praticam num ginásio. Em média, numa aula de zumba, pode perder até 1050 calorias, sendo que, por exemplo, numa aula de aeróbica se perdem aproximadamente 500 calorias.

2. Tonificar

tonificar

Durante uma aula de zumba movimenta vários músculos do corpo. Uma das vantagens prende-se com o facto de muitas vezes não se aperceber que está a fazer vários exercícios de fitness, como é o caso dos agachamentos.

3. Diversão

diversão

As músicas animadas e que seguem a tendência de moda, fazem com que as aulas de zumba se tornem divertidas, onde as pessoas sentem vontade de voltar a fazer a aula. Um dos aspetos que leva a esta fidelização está relacionado com as coreografias, isto porque perdendo uma aula perde-se a lógica de continuação da coreografia, o que implica perder ou errar o seguinte passo.

4. Resultados

resultados

Este é um dos benefícios do zumba mais valorizado: há sempre alguém que tem uma história de uma/um colega que perdeu muito peso no ginásio. No zumba não é diferente, e os casos repetem-se: o número elevado de calorias perdidas numa aula de zumba ajuda a que se atinjam os resultados pretendidos mais rapidamente.

5. Descarregar o stress

descarregar o stress

A música animada, quase sempre músicas latinas e conhecidas por todos, e os professores enérgicos, ajudam a que quando se entra na aula “se esqueça de tudo o resto”. Os 45 minutos de aula passam rápido, sem a noção de se estar a fazer exercício.

6. Vida social ativa

vida social

As atividades desportivas sociais, como o caso do paddle e do zumba, acabam por contribuir, para além de tudo o resto, para uma vida social mais ativa. Segundo os praticantes de zumba, a boa energia que se sente na aula é transportada para momentos de convívio e lazer fora do ginásio. Como é o caso das aulas de zumba a nível nacional, onde se juntam atletas de vários pontos do país para ter uma aula com o guru do zumba.

7. Grande oferta de aulas de zumba

zumba ao ar livre

Outro dos benefícios do zumba está na vasta oferta de aulas, isto é, para além de a maioria dos ginásios terem à disposição diferentes modelos de aulas de zumba, adequados às idades e capacidades físicas dos seus sócios, a quem é que não aconteceu estar de férias e às 16h deparar-se com uma aula da zumba junto à piscina do hotel?

8. Adequado a todas as idades

equilíbrio
Atualmente, já existem diferentes modelos de aulas de zumba, onde se incluem aulas para os seniores. Mantendo os movimentos originais, as aulas de zumba para seniores têm uma intensidade menor, dando maior importância a exercícios que trabalham o equilíbrio e a coordenação.

Por outro lado, são já vários os estudos a comprovar que a dança é a única atividade desportiva que reduz a demência em 76%, uma vez que trabalha a memória.

Veja também: