Estas são as 6 bibliotecas mais bonitas do mundo

Sejam mais modernas ou mais antigas, na Europa, Ásia ou América, apresentamos-lhe o top 6 das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Estas são as 6 bibliotecas mais bonitas do mundo
Tente não se apaixonar

Conhece as bibliotecas mais bonitas do mundo? E não falamos só de edifícios bonitos por fora; falamos de autênticas obras primas, com estilos interiores arquitetónicos tão belos que quase se torna difícil descrevê-los. Dispersas um pouco por todo o mundo, sugerimos que conheça seis destas bibliotecas.

As bibliotecas mais bonitas do mundo: top 6

Biblioteca de Trinity College, Dublin, Irlanda

dublin

A “sala comprida” (Long Room) da Biblioteca de Trinity College, em Dublin, é absolutamente de cortar a respiração: parece saído de um filme de ficção científica como a a Guerra das Estrelas.

Com 65 metros de comprimento, esta sala assemelha-se aos arquivos do templo dos Jedi no Episódio II da Guerra das Estrelas: O Ataque dos Clones. Tetos abobadados e imensos bustos distribuídos fazem lembrar os bustos dos jovens Padawans que se tornam mestres Jedi na longa metragem.

Além de tudo isto, esta biblioteca é detentora de verdadeiras obras únicas. Uma delas é o Livro de Kells, o manuscrito ilustrado dos quatro Evangelhos do Novo Testamento, de 800 D.C.

Biblioteca Joanina, Coimbra

joanina coimbra

E bem ao nosso lado está uma das bibliotecas mais bonitas do mundo: a Biblioteca Joanina de Coimbra! Construída no século XVIII, este edifício situa-se no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, e apresenta um estilo marcadamente barroco e toda a exuberância que esse estilo implica.

Reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias, este espaço não serve apenas de biblioteca: ele é frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

Em 2013, a Biblioteca Joanina foi oficialmente considerada a mais espetacular do mundo pelo conceituado jornal britânico The Telegraph, e em 2014 entrou para a lista bienal do World Monuments Watch.

Biblioteca Pública de Nova Iorque, EUA

nova iorque

A Biblioteca Pública de Nova Iorque é a quarta maior do mundo e também uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Aliás, ela é tão grande que detém 93 ‘delegações’ diferentes espalhadas entre Manhattan, o Bronx e Staten Island.

Para este top específico, destaca-se a “Main Branch”, localizada na famosa 5ª Avenida, caracterizada pelos seus tetos altos e profundamente decorados, imponentes candelabros, janelões e fachada grandiosa.

Iniciada em 1911, a biblioteca Pública de Nova Iorque demorou 11 anos para ser construída. Um dos pontos de referência deste belo edifício são as duas estátuas de leões localizadas na escadaria da entrada principal, conhecidas como Fortitude (fortaleza) e Patience (paciência).

Biblioteca Nacional da China, Pequim

biblioteca china

São mais de 31 milhões de obras e itens repostos na Biblioteca Nacional da China. Localizada em Pequim, esta é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo e a maior da Ásia.

No seu interior existe uma sala de estudo que, por si só, tem quatro andares! Visto de cima, o interior desta deslumbrante biblioteca assemelha-se quase a um puzzle de “majhong”, o famoso jogo oriental.

Destaque também para a sua fachada, semelhante a um típico edifício chinês, com o seu teto e inclinações e curvas múltiplas.

Biblioteca Real – Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil

biblioteca brasil

Fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, sobretudo refugiados políticos, a Biblioteca Real do Rio de Janeiro tem o objetivo de promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império.

E porque é que esta é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo? Não é difícil perceber: o edifício, projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro e de estilo neomanuelino, prima por um estilo exuberante, evocativo da época dos Descobrimentos portugueses.

Conte com muitas abóbadas, alguns rocócós e frescos e vitrais estonteantes.

Biblioteca Nacional da República Checa, República Checa

praga

Terminamos a nossa lista das 6 bibliotecas mais bonitas do mundo com a barroca Biblioteca Nacional da República Checa. Inaugurada em 1722 em Praga, este edifício alberga mais de 20,000 volumes da mais pesada literatura teológica e médica do mundo.

Falando especificamente na arquitetura, pode encontrar aqui inúmeros frescos alusivos à arte e ciência, assim como uma coleção imensa de globos dourados.

A biblioteca foi construída por padres Jesuítas no final do século XVIII, altura em que o edifício integrava o complexo Clementinum, ao lado da famosa Ponte Carlos.

Veja também: