7 formas de usar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa

O bicarbonato de sódio é um produto que pode ter inúmeras aplicações no que toca às limpezas gerais de uma casa: veja aqui alguns exemplos.

7 formas de usar bicarbonato de sódio nas limpezas da casa
Vantagens, aplicações e receitas

O bicarbonato de sódio é um produto com características que fazem dele um excelente substituto de alguns produtos caríssimos de limpeza. Assim, ao aprender como usá-lo e aplicá-lo nas tarefas domésticas de limpeza está a poupar muito dinheiro.


Bicarbonato de sódio: 7 utilizações na limpeza da casa

Como este produto pode ser usado para resolver problemas de limpeza de vários tipos, dividimos as sugestões e conselhos de acordo com o tipo de problema que pretende resolver.



1. Cheiros

Para remover cheiros, por exemplo do frigorífico, ou mesmo de alguns armários, pode colocar um pequeno recipiente destapado com bicarbonato de sódio no local, e ele absorverá todos os odores. A eficácia prolonga-se por cerca de 3 meses. Ao fim desse tempo, é só substituir o bicarbonato de sódio.



2. Polimento

Para polir a prata e eliminar as manchas que vão surgindo, use uma pasta feita de três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água. Com um pano ou esponja, aplique a pasta na prata e esfregue. Depois é só passar por água e secar muito bem. As pratas recuperarão todo o seu brilho.



3. Gorduras

Para remover as manchas de gordura de pavimentos ou azulejos, coloque meia chávena de chá de bicarbonato de sódio num balde com água quente e limpe o chão ou as paredes de azulejo com um pano ou esfregona.



4. Manchas nas paredes ou móveis pintados

Aplique bicarbonato de sódio diretamente numa esponja húmida e esfregue levemente a mancha que quer eliminar. Teste está técnica num pequeno espaço da parede ou móvel, pois a reação depende do tipo de tinta. No fim, limpe usando um pano seco e limpo.



5. Roupa

Para aumentar a eficácia do seu detergente da máquina, acrescente meia chávena de bicarbonato de sódio na lavagem e a roupa ficará mais limpa.



6. Roupa de bebé

As peças de roupa do bebé exigem produtos mais delicados e esses nem sempre removem todas as nódoas. Adicione meia chávena de chá de bicarbonato de sódio ao detergente líquido próprio para a roupa de bebé e as nódoas serão removidas garantindo a suavidade e delicadeza necessárias na lavagem da roupa do bebé.
Também para lavar as fraldas de pano, pode usar meia chávena de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em dois litros de água e deixe-as de molho num recipiente. Esta técnica remove manchas, odores e garante a limpeza das fraldas.



7. Branqueamento de tecidos

Para branquear tecidos de algodão e linho que vão ficando amarelecidos, coloque-os numa panela com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma de sal por cada litro de água e deixe ferver durante uma hora. Depois enxagúe passando por água fria abundante e corrente e deixe secar à sombra.

Estas dicas práticas e baratas para a utilização do bicarbonato de sódio nas limpezas de casa vão ajudá-lo a resolver vários problemas. Teste e verifique.

Veja também: