Bicarbonato de sódio para cozinhar: 6 usos

Versátil e eficaz, o bicarbonato de sódio pode dar-lhe uma ajudinha na cozinha

Bicarbonato de sódio para cozinhar: 6 usos
Saiba como usar o bicarbonato de sódio para cozinhar

É bem conhecida a versatilidade do bicarbonato de sódio. As muitas e variadas utilizações do bicarbonato de sódio vão da limpeza, à higiene pessoal ou à saúde, sem esquecer os vários usos que tem na cozinha. Saiba de que forma pode usar o bicarbonato de sódio para cozinhar.


6 maneiras de usar o bicarbonato de sódio para cozinhar

Há vários usos que pode dar ao bicarbonato de sódio na cozinha e alguns deles podem ser uma grande ajuda para tornar os seus pratos ainda melhores. Ora veja.



Pode ser usado como levedante

O bicarbonato de sódio é um levedante natural e, como tal, pode ser usado como fermento para bolos, pães e/ou biscoitos. No entanto, um não substitui o outro, pelo que deve ter em atenção as receitas e as quantidades indicadas para cada um destes ingredientes.
 


Atua como antiácido

Se quer eliminar (ou pelo menos, diminuir) a acidez dos alimentos, o bicarbonato de sódio pode dar uma ajuda. Pelas suas propriedades, o bicarbonato pode ajudar a reduzir o grau de acidez dos alimentos. Só precisa de colocar um pouco deste produto durante a confeção dos alimentos.

 

Ajuda a amaciar a carne

Quando falamos das várias formas de utilização do bicarbonato de sódio para cozinhar, certamente desconhecemos alguns dos usos possíveis. Pois bem, é possível usar bicarbonato de sódio para tornar a carne mais macia ou tenra.

Basta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio ao tempero da carne (tendo o cuidado para não abusar, ou pode sentir o sabor alcalino deste produto) e deixar marinar durante algumas horas antes de cozinhar. Antes de cozinhar deve lavar bem a carne. Há ainda quem simplesmente “marine” a carne em bicarbonato de sódio e só depois a tempere com os ingredientes habituais.
 


Torna os vegetais mais verdes

Vegetais bem verdinhos tornam qualquer prato mais alegre. Mas ao cozinhar há deles que perdem boa parte dessa verdura e dessa “graça”. No entanto, não tem que ser assim. Se adicionar um pouco de bicarbonato de sódio na água de cozedura dos vegetais, estes vão manter o seu tom bem verde.

 

Ajuda a remover impurezas dos alimentos

Quer lavar bem as suas frutas e legumes? Basta colocar água numa taça para lavar as frutas e legumes e acrescentar o bicarbonato de sódio. Esta substância multifacetada também ajuda a eliminar as impurezas da fruta e leguminosas.



É bom para eliminar o cheiro do peixe

Por mais saboroso que possa ser um bom peixinho, ninguém gosta do cheiro que fica a infestar a cozinha. Para evitar que isso aconteça, guarde o peixe no frigorífico durante algumas horas em água com bicarbonato de sódio e não vai sentir cheiro a peixe. Antes de confecionar deve lavá-lo bem.



Bicarbonato de sódio para cozinhar... e não só!

Como vê, há vários (e muito úteis) usos do bicarbonato de sódio. Aqui ficam mais algumas que, muito provavelmente, vão fazer com que queira ter bicarbonato de sódio sempre à mão. 

Veja também: