Os 10 bilionários mais generosos do mundo

Estes são os bilionários mais generosos do mundo. Doaram grande parte dos seus ganhos a causas humanitárias e a promover o desenvolvimento social. Conheça-os aqui.

Os 10 bilionários mais generosos do mundo
Doações generosos fazem destes homens verdadeiros filantropos

É sobretudo um dever étic e moral, dar de volta à sociedade o que esta nos proporcionou. Pelo menos parece ser assim que pensam os bilionários mais generosos do mundo, os mesmos que ao longo de uma vida, já fizeram doações também elas bilionárias. Doaram parte significativa dos seus ganhos a causas e a promover o desenvolvimento social.
 
À exceção de Bill Gates, os restantes nomes não são assim tão óbvios. 
  

Os bilionários mais generosos do mundo
 

1. Bill Gates



O fundador da Microsoft é considerado o homem mais rico do mundo. A sua fortuna está avaliada em 90 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 63 biliões de euros.
É também um dos bilionários mais generosos do mundo. Fundou, com a sua esposa Melinda, a Fundação Bill & Melinda Gates, através da qual se mostra diariamente como um exemplo de filantropia.
Tendo em consideração o valor total da sua fortuna, os tais 63 biliões de euros, já doou ao longo da sua vida 32% deste valor, ocupando um honroso 10º lugar.

 


2. George Soros



Fundador da Soros Fund Management e atual presidente da Open Society Foundations, George Soros não só é uma das 30 pessoas mais ricas do mundo, como também um dos bilionários mais generosos. É um filantropo dos Direitos Humanos. A sua fortuna está avaliada em 17 biliões de euros, da qual já doou 33%.

 


3. Warren Buffett



Considerado o terceiro homem mais rico do mundo, o dono da Berkshire Hathaway, uma multinacional americana que gere um conjunto de empresas subsidiárias – que atuam em mercados muito diversificados, como sejam os seguros, joias, têxteis, entre outros - tem uma fortuna avaliada em 61 mil milhões de dólares, equivalente a 42 biliões de euros. Tendo em consideração o valor total da sua fortuna, já doou ao longo da sua vida 35% deste valor.
 
 

4. Eli Broad



Com uma fortuna avaliada em aproximadamente 5 biliões de euros, Eli Broad, o co-fundador da KB Home e antigo CEO da SunAmerica, através da Broad Art Fundation e da Eli and Edythe Broad Foundation promovem a educação, a arte e a ciência junto de comunidades mais desfavorecidas. Tendo em consideração o valor total da sua fortuna, já doou ao longo da sua vida 45% deste valor.

 


5. Azim Premji



Este empresário indiano, presidente da Wipro Limited, tem uma fortuna avaliada em 11 biliões de euros, sendo que 50% dos quais já doou a instituições de solidariedade.

 


6. Ted Turner



O atual presidente da Turner Entreprises é um filantropo da conservação ambiental e vida selvagem, mas também promove causas relacionadas com a saúde das mulheres, crianças e paz mundial. Tem uma fortuna avaliada em 1,5 biliões de euros, dos quais já doou 57%, sobretudo à Fundação das Nações Unidas.

 

 

7. Gordon Moore



O co-fundador da Intel, tem uma fortuna avaliada em 4,5 biliões de euros, dos quais já doou 77%. Através da Gordon & Betty Moore Foundaton é um apoiante ativo de causas relacionadas com o meio-ambiente, desenvolvimento das ciências e cuidados paliativos.

 


8. Jon Huntsman Sr.



A ocupar o terceiro lugar da lista dos bilionários mais generosos do mundo está o fundador e atual presidente da Huntsman Corporation, um fabricante de produtos químicos. Com uma fortuna avaliada em 650 milhões de euros, já doou, ao longo da sua vida, 1 bilião de euros, ou seja 128% da sua fortuna. Sobrevivente de dois cancros, fundou a Huntsman Cancer Institute a partir da qual promove e patrocina investigação sobre esta doença.

 

 

9. Sulaiman bin Abdul Aziz Al Rajhi



Desde 2013, o co-fundador do Al Rajhi Bank, apoia causas sociais e religiosas através da sua Fundação. Tem uma  fortuna avaliada em 410 milhões de euros e já doou 4 biliões ao longo da sua vida, perfazendo um total de 966% da sua fortuna atual.

 


10. Charles Francis Feeney



Conhecido como o James Bond da Filantropia, o magnata do negócio a retalho tem o objectivo de doar toda a sua fortuna. Já vai bem adiantado, dado que já doou 420.000% daquela. Com fortuna atual avaliada em 1 milhão de euros, já doou, ao longo da sua vida, 4,5 biliões de euros. A Feeney Foundation apoia causas relacionadas com a educação, ciência, saúde e direitos civis em várias partes do mundo.

Veja também: