Comprar uma Bimby: vale a pena?

Conheça as vantagens e desvantagens deste equipamento e decida se vale ou não a pena investir num robot de cozinha como a Bimby. 

Comprar uma Bimby: vale a pena?
A Bimby está na moda e são cada vez mais os adeptos deste robot

A pergunta impõe-se: será que a Bimby vale a pena? Sim ou não?

Numa altura em que o mercado tem tantas e cada vez mais opções de robots de cozinha, com modelos variados e preços ao alcance de diferentes carteiras, a pergunta torna-se pertinente. Principalmente se o mercado é dominado pela gigante Vorwerk que marcou a diferença neste território dos robots de cozinha, ao comercializar a Bimby, mas cujo preço ainda está consideravelmente acima de grande parte dos seus concorrentes mais diretos. 


Bimby: vale a pena o investimento?

A Bimby não é nova por aqui. Aliás, já por diversas vezes lhe falamos da Bimby e até lhe deixamos dicas sobre como poupar com ela ou receitas que pode experimentar. Mas se uns a adoram, outros continuam reticentes sobre o assunto. Quem a tem, não para de falar sobre as maravilhas, quem não a tem não vê grande utilidade neste ajudante na cozinha. E depois há ainda os que gostariam de a ter, mas vêm no preço um forte impedimento. 


As vantagens...

Entre as principais vantagens, os fãs da Bimby apontam, entre outras coisas:
  • O facto de permitir poupar tempo (porque as confeções são mais rápidas e permite fazer outras coisas enquanto a máquina cozinha) e dinheiro, por haver um sem número de receitas com aproveitamentos com certos alimentos, por exemplo.
  • Quem não tem grande mão para a cozinha adora a Bimby, porque – dizem – é uma boa ajuda para preparar pratos irresistíveis.
  • Existem várias receitas e possibilidades de pratos (entradas, pratos principais, sobremesas, molhos, sumos, etc.) permitindo variar a ementa de forma simples.
  • Regra geral, as avarias são raras e a assistência da marca é satisfatória nestes casos.
 

... e as desvantagens

Mas há também quem ainda não se tenha rendido aos encantos da Bimby. Entre as desvantagens aponta-se por exemplo:
  • O preço. Esta é, sem dúvida, a grande desvantagem da Bimby. O preço ronda os 1000€, o que torna este robot inacessível para muitas carteiras. Além disso, acresce o facto de no mercado já existirem várias outras opções, com funções semelhantes e mais económicas.
  • Ainda que permita fazer muitas coisas em pouco tempo, vai precisar de lavar frequentemente a taça principal se mudar de ingredientes. Logo aqui, cai por terra a ideia de que a Bimby faz tudo sozinha e que o utilizador fica totalmente livre para fazer outras coisas.
  • Não permite cozinhar para muitas pessoas, pelo menos não de uma só vez, já que fica limitado às quantidades permitidas pela taça e outros acessórios.


Afinal, comprar uma Bimby vale a pena?

As opiniões dividem-se. Mas, como em tudo na vida, não se pode agradar a gregos e a troianos e a Bimby não é exceção. Se vale ou não a pena o investimento? Isso vai depender das suas necessidades e disponibilidade financeira.

A verdade é que a Bimby é, sem dúvida, uma ajuda preciosa na cozinha com funcionalidades cada vez mais avançadas permitem não só poupar tempo como, a longo prazo, poupar algum dinheiro. Existe toda uma comunidade de "Bimbólicas" com quem pode trocar ideias sobre receitas, truques e novidades e, dizem elas, investir numa Bimby vale completamente a pena - um investimento certeiro, amortizado sempre que ela é utilizada.  

Veja também: