Bipolaridade: teste se tem algum sintoma

O teste de bipolaridade é composto por uma série de questões, que permitem ficar com uma ideia sobre se sofre de algum sintoma de doença bipolar ou não.

Bipolaridade: teste se tem algum sintoma
Conheça as 10 questões do teste

A doença bipolar afeta cerca de 1% da população e aporta grandes dificuldades à pessoa que sofre desta doença. Alterações bruscas de humor, pensamentos negativos, isolamento, abandono da vida social, laboral e familiar são algumas características desta doença. Se pensa que pode sofrer de bipolaridade, teste e esclareça as suas dúvidas.

Existem alguns testes que procuram perceber se a pessoa terá ou não tendência para a bipolaridade. Mediante a resposta a algumas questões simples, poderá conferir se tem maior ou menor predisposição para a doença bipolar.

Sofre de bipolaridade? Teste agora

Responda a este pequeno questionário com “sim” ou “não” e aponte o número de vezes que responde cada uma das opções.

1. Já iniciou alguma discussão sem motivo aparente ou apenas porque se encontrava de muito mau humor?

2. Costuma ter variações de humor de forma a que numa hora se sinta tão bem disposto que quase atinja o êxtase e, seguidamente, sinta uma quebra para a soturnidade?

3. Em alguma situação se sentiu tão confiante que se considera superior às pessoas à sua volta?

4. Costuma dormir poucas horas e mesmo assim sentir-se com energia e vitalidade?

5. Existem situações em que simplesmente não consegue deixar de falar, mesmo que as pessoas à sua volta lhe enviem dicas de que já não estão a ouvir?

6. Em alguma situação já gastou mais dinheiro do que aquele que teria disponível para o momento e em coisas consideradas fúteis?

7. Existem momentos em que os pensamentos negativos o assombram de tal maneira que o perturbam?

8. Já lhe referiram que, por vezes, se isola em demasia, tanto do seu agregado familiar como do círculo de amigos e família mais afastada?

9. Em alguma situação tinha apenas vontade de dormir e não fazer mais nada?

10. Quando lhe é feita uma crítica, ainda que construtiva, costuma reagir de forma exagerada e negativa?

Este é apenas um teste de bipolaridade que contém algumas das questões que o podem orientar para a possibilidade de doença. Se no teste respondeu à maioria das questões de uma forma positiva, então as suas predisposições para desenvolver a doença bipolar podem ser altas.

Claro que cada caso é um caso e não é um teste que vai afastar ou comprovar um caso de bipolaridade. Esta é apenas uma ferramenta que pode auxiliar na deteção de um ou mais comportamentos característicos desta doença.

Nestes casos, deve consultar um médico especialista e fazer o despiste, pois em caso de doença confirmada é importante iniciar um tratamento quanto antes para prevenir o seu desenvolvimento.

Veja também: