Publicidade:

Bitcoin em Portugal: como comprar?

Veja como pode adquirir Bitcoin em Portugal e os cuidados que deve ter com as transações.

Bitcoin em Portugal: como comprar?
Saiba como comprar a moeda digital

Bitcoin em Portugal já não é uma novidade: é possível ouvir as notícias e informações sobre a moeda em muitos sites e conversas de grupos.

As criptomoedas já estão no mercado há anos. Contudo, o caso da Bitcoin é considerado um fenómeno: como é que uma moeda, que não é física, e só pode ser utilizada online, consegue movimentar tantos lucros, bens de investimento e pessoas?

bitcoin

Com tanta gente interessada em minerar um pouco da moeda para investimentos a longo prazo, saiba como pode adquirir Bitcoin em Portugal.

É importante dizer que para comprar Bitcoin em Portugal, ou em qualquer outro lugar do mundo, é necessário ter uma carteira Bitcoin. Estas carteiras tornam possível o armazenamento e a movimentação da moeda, e sem elas é impossível possuir a criptomoeda, que só existe online.

4 formas de comprar Bitcoin em Portugal

Sites de Intercâmbio

Uma das formas mais simples de comprar Bitcoins também pode ser uma das mais perigosas. O perigo existe porque, como as Bitcoins não são regularizadas, os sites não possuem, como os bancos, uma série de fatores para garantir a segurança dos utilizadores. Isto quer dizer que se uma empresa for hackeada ou retirada do mercado, é possível que os compradores percam as movimentações feitas através dela.

Para evitar qualquer tipo de problemas de segurança e roubo não armazene Bitcoins nas carteiras de sites de intercâmbio. Opte por um Hardware ou uma outra carteira para isso.

câmbio

Atualmente, um dos maiores sites de intercâmbio é o Coinbase, que está disponível em 32 países.

Em Portugal, é possível realizar a compra, não só de Bitcoins, mas também de outras criptomoedas, através do cartão de crédito, cartão de débito, MBNet e transferência bancária.

O site cobra uma taxa de 3,99% para todas as compras feitas por cartões ou MBNet. Pode parecer muito, mas é a menor taxa do mercado de um site considerado seguro.

Procure um vendedor

money

Para fugir das taxas e de possíveis problemas com o banco, muitos compradores preferem fazer a compra direto com o vendedor, neste caso, uma pessoa disposta a vender os próprios Bitcoins.

O site Local Bitcoins é o melhor lugar para encontrar os vendedores disponíveis que estão perto da sua localização. No entanto, é importante lembrar algumas regras de segurança básica: procure marcar o encontro em locais públicos, tenha a sua carteira Bitcoin pronta para ser verificada no momento da transação e aguarde a confirmação da transferência.

ATM

atm

Para encontrar as caixas, basta consultar o site Coin ATM Radar, dirigir-se até uma, fazer o depósito do dinheiro, digitalizar o QR Code no telemóvel e seguir as instruções para inserir a criptomoeda na sua carteira Bitcoin.

MBWay e MBNet

bank

Através do MBNet e do MBWay, é possível realizar essas transações sem precisar de ir até uma caixa multibanco. Os cartões MBNet gerados online são aceites em sites de intercâmbio como o Coinbase, por exemplo.

Veja também: