AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 truques para causar boa impressão numa reunião

Esta é uma das situações que por vezes mais receamos pelo perigo de fazer má figura. Aqui ficam 5 dicas para causar boa impressão numa reunião.

5 truques para causar boa impressão numa reunião
Cuidado com as situações demasiado pensadas!

Reunião marcada para segunda feira às 10 da manhã. Cerca de 10 participantes, entre os quais o seu chefe e um administrador executivo. No domingo à noite as pernas começam a ficar bambas e as borboletas apoderam-se inexplicavelmente do seu estômago.

Com este artigo, vamos ajudá-lo com algumas dicas para causar boa impressão numa reunião e assim não ter de recear estes momentos de apresentação pública.


5 dicas para uma boa impressão numa reunião


Faça-se ouvir!

Esta regra é muito importante. Não seja daqueles que fica no canto da mesa apenas a ouvir e a escrever apontamentos no caderno. Isto se quiser ficar bem visto na empresa, claro está. Se tem opiniões e ideias sobre o tema, fale!

Claro está que, para falar, deve estar minimamente informado sobre o tema em questão. Não vale participar com uma opinião sobre o tempo ou sobre algo completamente descontextualizado. Informe-se atempadamente sobre o tema em discussão e dê o seu ponto de vista.

 

Estude a sua postura

Pode parecer estranho, mas a postura é um dos pontos mais importantes no que respeita à linguagem não verbal de uma pessoa.

Não se acanhe em levantar-se para falar, mas, se for daquelas pessoas que fica muito nervosa nestas situações, opte por ficar sentado de forma confiante e fale da sua cadeira. Vai ver que consegue causar uma boa impressão numa reunião.

Deve manter uma postura expansiva e dinâmica, mas não exagere! Movimentos demasiados bruscos podem “assustar” a plateia e dar a ideia de que está demasiado nervoso.

 

Cuidado com as pausas a mais

Já reparou que a maioria dos políticos e profissionais que fazem da vida discursar em público têm um discurso muito fluído e com poucas pausas longas?

Pois é, como já deve ter ouvido falar, existem silêncios constrangedores. Pratique em frente ao espelho de sua casa e assista à sua própria dinâmica.

Isto não quer dizer que as pausas não são necessárias, mas tudo com bom senso. Não se atropele a falar pois a emenda pode ser pior do que o soneto!

 

No meio é que está a virtude

Seja corajoso, enfrente o “touro” pela frente e sente-se bem no meio dos participantes! Não é positivo ficar no canto da mesa, pois por norma estas são as pessoas que menos se fazem ouvir. Se quiser estar bem inserido na conversação, procure os lugares mais centrais.

Na dúvida, volte a perguntar, sem medos! Esta é outra das formas de causar boa impressão numa reunião. Perguntar não ofende e se ficou com dúvidas em algo que foi dito, não se iniba de volta a questionar!

Não tenha medo de parecer “ignorante” ou desatento, muito pelo contrário; este facto só vai demonstrar que estava atento e que mostra interesse pelo que está a ser discutido.

Veja também: