13 boas e más desculpas para sair mais cedo

Algumas causas fazem parte do senso comum mas, para ajudar, criámos uma lista com boas e más razões para sair cedo do trabalho.

13 boas e más desculpas para sair mais cedo
Precisa sair mais cedo? Veja as nossas dicas

Eventualmente, todos já precisaram ou vão precisar de sair mais cedo do trabalho algum dia. É normal, uma vez que é impossível ter controle de todos os acontecimentos e horários de eventos importantes. Na maioria das vezes, um motivo razoável para sair mais cedo ou entrar mais tarde é facilmente compreendido por um supervisor ou um chefe, e é uma permissão concedida sem preocupações.

No entanto, para que este tipo de dinâmica aconteça sem maiores transtornos é preciso ter em conta fatores como a organização da empresa e os seus valores.

clock

Algumas empresas preferem que os funcionários cheguem cedo e fiquem até tarde e encaram isto como um sinal de dedicação, outras focam-se apenas na produtividade e não controlam com muito rigor os horários estabelecidos, desde que o empregado cumpra as suas tarefas diárias.

O histórico de pontualidade, a produtividade do funcionário em questão e até mesmo a boa relação com os superiores, são outros fatores para se ter em conta antes de realizar um pedido para sair mais cedo. Isto porque, no geral, pessoas com boas relações no ambiente laboral e vistas como mais dedicadas costumam ter mais facilidade em obter determinados privilégios quando necessário.

Bons e maus motivos para sair mais cedo do trabalho

Boas razões

1. Obrigações religiosas.

2. Trabalho comunitário: principalmente se a sua empresa apoia e incentiva o voluntariado de algum modo.

3. Networking: eventos de trabalho, como convenções e conferências, por exemplo.

4. Obrigações relacionadas com os clientes: encontros como jantares, reuniões fora do espaço de trabalho e visitas de cortesia são bons motivos.

5. Aprimoramento profissional: sair mais cedo para comparecer a cursos de especialização e pós-graduação.

6. Produtividade: sair mais cedo porque no dia anterior o funcionário ficou até muito tarde para finalizar um projeto, por exemplo, é uma boa razão.

7. Entrevista de emprego: este é um tópico especial. É aceitável pedir para sair mais cedo ou entrar mais tarde quando o motivo for o de comparecer a uma entrevista de emprego no caso de já estar a cumprir o aviso prévio. Caso contrário, tal solicitação é um péssimo motivo.

8. Obrigações familiares e razões pessoais: acidentes e emergências podem acontecer. E, neste caso, estas são razões boas o suficiente para um pedido para sair antes final do horário. Este item inclui questões financeiras urgentes e importantes como assinar contratos de habitação, idas ao banco, ao cartório, entre outros.

Más razões

1. Tédio: estar entediado ou não ter atividades que preencham o seu dia na empresa não são bons motivos. Seja proactivo.

2. Ressaca: sentir-se mal porque exagerou no jantar do dia anterior, até pode render uma saída mais cedo, mas não pode esperar que a sua atitude seja apreciada por ele.

3. Sair com os amigos: sair mais cedo para confraternizar com os amigos não é um bom motivo. Principalmente se trabalha numa empresa que dá prioridade ao cumprimento da escala de serviço.

4. Estar sobrecarregado: sentir-se stressado, ter recebido uma crítica negativa ou um desentendimento com algum colega infelizmente não são motivos para sair mais cedo. Se achar que não vai conseguir concentrar-se para o trabalho, tente pedir uma sala de reuniões para trabalhar sozinho ou sair mais cedo para produzir melhor de casa.

5. Tarefas não urgentes: as tarefas não urgentes são aquelas que podem ser resolvidas facilmente fora do horário de trabalho, como ir ao supermercado, cortar o cabelo ou ir ao dentista.

Veja também: