PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

4 boas razões para congelar fruta

Se achava que congelar fruta não era boa ideia, continue a ler. Vamos dar-lhe 4 boas razões para começar a fazê-lo.
 

4 boas razões para congelar fruta
Saiba porque e como congelar a sua fruta, sem perder nutrientes

Quem disse que congelar fruta não é aconselhável? Certo, nada como agarrar numa peça de fruta fresca e deliciar-se com ela. Mas, ao contrário do que se possa pensar, congelar fruta traz inúmeras vantagens. Se não acredita, aqui ficam algumas razões que talvez o façam mudar de ideias.
 

Congelar fruta: sim ou não?

Conheça algumas razões a favor do sim.
 

1. É uma boa forma de conservar a fruta

Já todos, a determinada altura, acabaram por colocar fruta no lixo porque esta se estragou. A verdade é que é muito fácil deixar que a fruta amadureça demais e fique imprópria para consumo, principalmente no verão. Se a congelar pode evitar que isso aconteça e, mais ainda, fazer algumas coisas bem interessantes com essa fruta congelada, como polpas, por exemplo.


2. É muito simples

Sim, não tem nada que saber. Pode congelar a fruta inteira ou cortada, em forma de puré, polpa ou até de sumo. O ideal é que antes de congelar lave bem a fruta, a descasque e retire todas as sementes. E claro: congele num recipiente que possa fechar. Aproveite e congele em dose individuais para ir usando conforme a sua necessidade.
 

3. Fruta sempre à mão para dar asas à criatividade

Ao congelar a fruta, não só evita desperdícios como ainda passa a ter fruta para surpreender na cozinha. Com essa fruta congelada pode preparar sumos ou batidos, gelados, compotas ou sobremesas, por exemplo. Imagine só o maravilhoso coulis de fruta que pode preparar para acompanhar um gelado ou crepe.
 

4. Não perde nutrientes

Mais uma vez, não há nada como comer a fruta fresca. Mas esqueça o argumento de que se congelar a fruta esta perde as suas propriedades. A única coisa que pode mudar um pouco é o sabor e a textura, mas as propriedades e as vitaminas, essas continuam lá.


Que frutas congelar?

Regra geral, todas as frutas podem ser congeladas, mas há algumas cujo resultado é melhor do que outras. Abacaxi ou ananás, uvas, morangos, mirtilos, framboesa, são bons exemplos de frutas que ficam ótimas congeladas. Já a banana ou a pera, por exemplo, nem por isso, uma vez que com o frio têm tendência a oxidar e ficar escuras.

Em alguns casos, como a maçã e o abacate, que também têm tendência para oxidar, há técnicas para evitar essa oxidação. Só precisa de juntar um pouco de sumo de limão.

Quanto às técnicas de congelamento, pode optar pelo congelamento ao natural, com açúcar, em calda ou puré, por exemplo. Uma das coisas que pode fazer é colocar a polpa da fruta nas cuvetes para o gelo e depois adicionar esses cubos na sua água para refrescar e dar sabor.

Como vê, não há razão para colocar a sua fruta no lixo. Congelá-la pode muito bem ser a solução para poupar mais e sentir-se melhor!

Veja também: