Como fazer o Bolo de S. João

O bolo de S. João é típico do Porto e é feito com uma massa semelhante à do bolo-rei: aprenda a fazê-lo para enriquecer a sua mesa de Natal.

Como fazer o Bolo de S. João
Uma receita obrigatória para o Natal

Com uma massa muito semelhante à do bolo-rei, o bolo de S. João tem uma maior quantidade de frutos secos. Siga o passo a passo e acrescente esta iguaria à sua mesa de Natal. 
 

Bolo de S. João: a receita para o Natal


Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
100g açúcar
100g margarina
6 ovos
50g de fermento de padeiro
15g sal
2dl leite
bagaço
vinho do Porto
licores
cerveja
brandy
150g frutas cristalizadas
60g amêndoas
80g miolo de noz


Modo de preparação
1. Comece por amassar o fermento com um pouco de farinha e o leite (morno). Faça uma bola e dê-lhe dois golpes no topo fazendo um X. Deixe levedar em local ameno, durante cerca de 30 minutos ou até a bola dobrar de tamanho.
2. Coloque a farinha numa mesa e abra uma cavidade ao centro, onde coloca a margarina, o açúcar. Amasse muito bem.
3. Depois, adicione a bola de fermento e os ovos (um a um), amassando sempre tudo muito bem.
4. De seguida, junte um pouco de cada uma das bebidas. Envolva tudo com bastante energia, amassando bem, batendo a massa, de modo a que a massa fique bem fofa.
4. Quando a massa descolar da mesa - pode usar um pouco de farinha para ajudar -, misture as frutas cristalizadas picadas, bem como as amêndoas e o miolo de noz. Envolva muito bem e forme uma bola. Deixe levedar um local ameno coberta com um pano.
5. Depois de levedada, retire um pouco de massa para fazer duas tiras que formarão um X por cima da restante massa moldada em forma de bola ou broa. Decore com algumas frutas cristalizadas e leve ao forno médio a cozer até ficar bem dourado.
6. Retire e polvilhe com açúcar em pó.

Esta é a receita original do bolo de S. João, recuperada em 2006 por Hélder Pacheco, um historiador da cidade do Porto. Nessa altura, acompanhando o revitalizar do comércio portuense, as confeitarias retomaram a confeção deste bolo na altura dos santos populares, mas, por ser bastante semelhante ao bolo-rei, é também uma excelente opção para a mesa de Natal.
Veja também: