Bolo do Caco: história e receita

O bolo do caco é um pão de trigo muito característico da Madeira: conheça aqui a sua história e a sua receita.

Bolo do Caco: história e receita
Tudo sobre esta iguaria

O bolo do caco, pão característico da região da Madeira, é feito com farinha de trigo, batata doce, fermento e sal. A sua particular forma redonda e achatada confere-lhe uma aparência única que o distingue de outros tipos de pães.

Bolo do caco: entrada, acompanhamento ou prato principal

A história do bolo do caco é muito interessante, pois parte de uma estratégia popular de ultrapassar proibições das autoridades. Alguns forais quinhentistas proibiam a construção de fornos particulares, de modo a obrigar os populares a usarem os fornos do Rei, dos grandes senhores  ou mesmo do clero, mediante pagamento.

A população mais humilde preferia, por isso, confeccionar o bolo do caco, isto é, um pão que não era cozido no forno, mas em cima de uma pedra – o caco.

Este é o principal traço distintivo deste pão, embora tenha outras características particulares, como por exemplo o uso de batata doce na sua confeção.

O bolo do caco pode ser consumido como base de sanduíche, como entrada, ou como acompanhamento de uma refeição. É extremamente popular nas ilhas da Madeira e de Porto Santo e apresenta-se como um dos muitos ícones desta região autónoma de Portugal.


Receita de Bolo do Caco

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
750g de batata doce
25g fermento de padeiro
1 pitada de sal
água

Modo de preparação

  1. Coza as batatas descascadas e, no fim, reduza-as a puré.
  2. Desfaça o fermento de padeiro num pouco de água – não mais de 150 ml – e adicione uma pitada de sal.
  3. Numa superfície limpa, faça um montinho com a farinha, abrindo um buraco no centro, onde vai colocar a batata doce em puré e o fermento.
  4. Amasse tudo e deixe levedar durante 2 a 3 horas.
  5. Por fim, molde pequenas bolas e achate-as (pode usar uma superfície polvilhada com farinha).
  6. Numa chapa bem quente, ou grelhador, ou frigideira, coza o bolo do caco de ambos os lados.
  7. Sirva ainda morno, por exemplo, barrado com manteiga de alho.Este bolo típico da ilha da Madeira é realmente saboroso e uma excelente alternativa ao pão normal. Pode ser usado para qualquer tipo de sanduíche, mas também como entrada ou acompanhamento de uma refeição (habitualmente barrado com manteiga de alho). Experimente e delicie-se!

Veja também: