AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Bolsas de investigação: tudo o que precisa saber

Para quem decide prosseguir os estudos e apostar na investigação, as bolsas de investigação são um instrumento essencial.

Bolsas de investigação: tudo o que precisa saber
Uma solução para a sua carreira

Cada vez mais, académicos e profissionais activos assumem-me como investigadores. Se faz ou pensa fazer da investigação carreira, as bolsas de investigação estão no centro do seu projecto de vida profissional. Em Portugal ou além-fronteiras, são elas que lhe permitem desenvolver o seu trabalho.

De uma forma muito simples, uma bolsa é um contrato celebrado entre um bolseiro e uma entidade de acolhimento, que assume o papel de financiadora. Na prática, ao bolseiro de investigação compete realizar actividades científicas, tecnológicas e formativas, com recurso a um subsídio atribuído por instituições públicas ou privadas. A obtenção de graus académicos (mestrado e doutoramento), a especialização ou a actualização e a formação avançada (pós-doutoramento) estão na base do trabalho levado a cabo.

Pensa dedicar-se à investigação ou, simplesmente, gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto? Vamos ajudá-lo duplamente. Primeiro, indicamos-lhe onde pode encontrar informação actualizada sobre o tema. Seguidamente, apresentamos-lhe algumas bolsas de investigação em Portugal. Esteja atento e poderá encontrar uma oportunidade de emprego.


Onde procurar bolsas de investigação?

Se é investigador, é obrigatória uma visita demorada ao EURAXESS Portugal. Trata-se do portal nacional, integrado na rede europeia de portais EURAXESS nacionais apoiados pela Comissão Europeia., onde pode aceder a informação e serviços relativos ao campo da investigação. Os interessados podem consultar bolsas de investigação e deixar o seu CV na base de dados.

A gestão desta plataforma é assegurada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A agência governamental portuguesa responsável pela avaliação e pelo financiamento aos sectores da ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento. No site do organismo também é possível encontrar informação sobre concursos para bolsas de investigação.

Como não poderia deixar de ser, as universidades e os institutos politécnicos portugueses promovem muita da investigação nacional. Pesquisar nos sites das faculdades e dos institutos é fundamental para quem quer estar a par das oportunidades que o mercado apresenta. Prazos, requisitos, valores, procedimentos e toda a informação necessária estão lá.


Bolsas de investigação

  • As bolsas Fulbright encontram-se entre as mais conhecidas. Financiadas pela Comissão Cultural Luso-Americana - Comissão Fulbright, têm como público-alvo licenciados, professores e investigadores com doutoramento que prosseguir os estudos, fazer investigação ou leccionar em universidades dos EUA.
  • Estímulo à Investigação é como se chama o programa de bolsas da Fundação Gulbenkian que apoia jovens investigadores licenciados, com menos de 26 anos. O financiamento é dividido entre o investigador e a instituição portuguesa de acolhimento. A selecção dos participantes é feita através de concurso.
  • O Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC) também abre concurso para bolsas de investigação. Aceda regularmente ao site e mantenha-se informado.
  • A Fundação Luso-Americana (FLAD) também apoia a investigação nacional. Atribui bolsas de estágio para investigação em universidades e instituições de investigação nos EUA. Além disso, criou o programa bolsas Papers, para incentivar a apresentação de comunicações em conferências em território norte-americano.
  • As bolsas de investigação e doutoramento da Fundação Oriente têm como objectivo financiar a realização de teses de doutoramento e de trabalhos de investigação que relacionem o Oriente e o nosso país. Os projectos devem estar inseridos nas ciências sociais e humanas.
Aqui encontra todas as bolsas de investigação a concurso em Portugal
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: