AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para ter bom aspeto numa entrevista em vídeo

Saiba como ter bom aspeto numa entrevista de vídeo e conseguir aquele emprego que tanto procura.

5 dicas para ter bom aspeto numa entrevista em vídeo
Marcaram-lhe uma entrevista por vídeo?

Na idade de ouro da selfie, até os mais tímidos começam a tornar-se os melhores amigos das câmaras. Com algumas tentativas e com as aplicações certas, qualquer um consegue fazer-se destacar nas redes sociais mas, no que toca ao vídeo, não há tentativas, filtros e/ou aplicações que o ajudem.

E, ainda que muitos considerem que não são necessários os mesmos cuidados de uma entrevista presencial, a verdade é que ter bom aspeto numa entrevista em vídeo é igualmente importante, até porque, no caso de uma entrevista de emprego, a vídeo conferência está a substituir uma entrevista presencial e, desse modo, deve ser extremamente valorizada.

Já lhe demos as dicas certas para brilhar numa entrevista por Skype, mas sabe o que fazer para ter uma boa aparência nas entrevistas em vídeo? Estas 5 dicas irão, certamente, ajudar a que se prepare e apareça “na sua melhor forma”, para a sua próxima entrevista por vídeo.


5 dicas para ter bom aspeto numa entrevista em vídeo

Veja cada entrevista em vídeo como um mini filme, onde terá de ter em conta aspetos como o cenário, a caracterização e, claro, o diálogo. Preparado?



1. Arranje um espaço com boa luz

Tendo em conta que, nas vídeo conferências, não existe a possibilidade de utilizar filtros que o/a favoreçam, terá de criar essa ilusão. O ideal será que procure a luz natural, sempre que seja possível, e que evite, a todo o custo, luzes fluorescentes, que não favorecem ninguém, bem como luzes no teto, pois criam sombras debaixo dos olhos e fazem qualquer um parecer cansado e com olheiras. Depois de escolher a luz ideal, posicione-a da forma que melhor o/a favoreça, lembrando-se que a luz deverá estar à sua frente e não atrás de si. Procure distribuir a luz através de múltiplas fontes.



2. Preocupe-se com a indumentária e com a maquilhagem

A imagem que vai passar deve ir ao encontro da imagem profissional que iria projetar caso a entrevista fosse presencial. Como no vídeo é necessário utilizar mais maquilhagem do que é habitual, aposte na base, delineador e máscara de pestanas para dar um olhar mais aberto e desperto e um toque de batom ou gloss, para dar mais vida aos lábios. Em relação à roupa, evite padrões demasiado chamativos, optando por cores sólidas. Utilize jóias simples e que não distraiam o entrevistador.



3. Saiba como se posicionar

posicionar

Se está habituado/a a tirar selfies saberá, certamente, que há ângulos mais favorecedores do que outros, mas se quer ter bom aspeto numa entrevista por vídeo, existem ainda outros aspetos a ter em conta, nomeadamente:
  • Mantenha o dispositivo (portátil, smartphone, tablet) ao nível dos olhos;
  • Procure inclinar o queixo ligeiramente para baixo e o olhar para cima;
  • Inclua no vídeo toda a metade superior do seu corpo (do peito para cima);
  • Escolha uma cadeira ou sofá suficientemente confortável para que possa sentar-se durante períodos prolongados;
  • Evite olhar para si mesmo, procurando agir como se estivesse a olhar para outra pessoa.



4. Consiga a melhor qualidade de som e de imagem

Conseguir um ambiente calmo, com bom som e boa imagem, vai ajudá-lo a passar uma boa imagem. Procure um local calmo, onde não seja incomodado, e aposte num bom microfone, bem como numa boa webcam, para uma melhor experiência de vídeo conferência. O seu profissionalismo durante a vídeo conferência será, certamente, tido em conta por qualquer recrutador.



5. Preocupe-se com o segundo plano

Não importa só ter bom aspeto numa entrevista por vídeo, pois o segundo plano também o/a pode beneficiar ou prejudicar. Aposte num segundo plano o mais minimalista possível. Uma estante com livros, uma parede com uma peça de arte ou até mesmo uma simples parede branca ajudam a criar um segundo plano sereno e adequado. Evite cenários de desarrumação ou qualquer tipo de cenário que requira uma explicação ao recrutador.


Faça um teste

Se tem uma chamada importante, analise os pontos anteriores e faça um teste com algum familiar ou amigo! Ouça o que este tem a dizer e altere o que considerar necessário para melhorar a sua aparência.

Veja também: