Helena Peixoto
Helena Peixoto
14 Jul, 2023 - 10:48

Borbulhas na cara? 5 truques para as combater e acabar com elas

Helena Peixoto

As borbulhas na cara podem ser extremamente incomodativas, mas não podem ser extraídas de qualquer forma. Saiba como livrar-se delas.

Mulher com borbulhas na cara

É daquelas pessoas que, a avaliar pela quantidade de borbulhas na cara, parece saída da puberdade? Ou nem costuma ter muitas, mas há alturas em que elas teimam em não largar a sua pele?

Os especialistas em pele e dermatologistas acabam por dividir as borbulhas em dois tipos: as que pode remover e aquelas em que nem deve tocar. Curioso, certo?

Aqui ficam algumas dicas para avaliá-las e saber como se livrar das temidas borbulhinhas.

5 truques para eliminar as borbulhas na cara

1.

Diferencie borbulhas de pontos negros

Antes de mais, é preciso ter em mente uma grande diferença: uma coisa são borbulhas, outra coisa são pontos negros.

As borbulhas na cara, ou acne, consistem em glândulas sebáceas que estão a produzir mais sebo e que, por vezes, ficam com o seu canal entupido.

Este processo leva a que as glândulas fiquem inchadas e que libertem este sedo dentro da pele. Aí então surgem os “altinhos” a que chamamos de borbulhas.

Já os pontos negros são um tipo diferente acne que aparecem pela acumulação de óleo e de outras substâncias. O sebo e a queratina oxidam e ganham a tonalidade “preta”, motivo que justifica a sua nomenclatura.

2.

Aposte num bom tónico facial

Em vez de andar por aí a espremer borbulhas na cara e a causar ainda mais inflamação e, com os germes que tem nas mãos, provocar um surto ainda maior de borbulhas, aposte num bom tónico facial, específico para peles com borbulhas.

Hoje em dia já existem no mercado inúmeras opções e a preços bem convidativos, que fazem não só o trabalho e limpeza de pele como ajudam a secar as próprias borbulhas e pontos negros. Não falhe com os tratamentos diários e vai ver as borbulhas na cara a desaparecerem gradualmente.

Mulher jovem a limpar a cara
3.

Espremer espinhas? Evite ao máximo!

Olhou-se ao espelho e viu daquelas borbulhinhas de cabeça branca. A vontade de espremer é muita! Até porque sente até um certo “gosto” de ver aquela mistura branca a explodir… Mas não o faça.

As nossas mãos (e principalmente unhas), têm uma quantidade de bactérias e germes que nem imagina. E ao mexer nas borbulhas, vai estar a aumentar ainda mais as substâncias nocivas à volta desta zona.

Com isto, além de borbulhas na cara, pode ganhar uma tremenda infeção que não vai desejar por nada deste mundo.

4.

Removedor de borbulhas? Use-o para pontos negros

Existe no mercado uma ferramenta que promete remover eficazmente borbulhas e pontos negros. No entanto, opte por utilizá-las apenas para os pontos negros.

Em termos de modo de utilização, os especialistas dão uma ajuda: segure o extrator num ângulo de 45 graus face ao ponto negro e vá pressionando para um lado e para o outro. Assim que comece a sentir o ponto mais solto, pressione o extrator. Verá que o ponto negro sairá sem problemas.

5.

Aposte em produtos adequados ao seu problema

Há vários produtos no mercado específicos para peles problemáticas e com acne pelo que, basta escolher os seus preferidos.

Não se esqueça que uma pele com borbulhas continua a precisar de hidratação e, claro, de cuidados redobrados. No entanto, se os sintomas persistirem consulte um dermatologista imediatamente.

Veja também