Bots: o que são e para que servem?

Já ouviu falar de bots, mas não sabe o que são? Nós explicamos-lhe tudo: o que são, para que servem, as suas vantagens e desvantagens e algumas sugestões.

Bots: o que são e para que servem?
Prepare-se para o futuro da comunicação

Os bots não são uma novidade e já foram utilizados no passado, mas agora prometem fazer parte do futuro. Como? “Invadindo” diversos sites noticiosos, de compras e, principalmente, o Messenger do Facebook, oferecendo tudo aquilo que o utilizador necessita. Notícias, informações sobre meteorologia, fotografias, receitas, anedotas… Há um bot para todas as necessidades, basta saber onde os procurar.

Os bots são o futuro

O que é um bot?

De uma forma muito simples, um bot (diminutivo de robot) é uma aplicação dotada de inteligência artificial concebida para compreender e simular ações humanas de uma forma repetida e  padronizada. Simplificando um pouco as coisas, podemos dizer que os bots são capazes de falar com um humano, compreendendo o que ele diz e agindo em conformidade. Ficou confuso? Continue a ler.

O que faz um bot?

Conversa com os utilizadores e transmite aquilo que lhe é pedido. Pode enviar-nos imagens ou pequenos cartões interativos com todos os conteúdos que estão disponíveis na internet: notícias, informações sobre a meteorologia, fotografias, receitas, anedotas…

Vantagens e desvantagens

Os bots podem ser uma excelente solução para a sobrelotação de apps. Já é possível chamar um Uber através do Messenger do Facebook, tal como também já é possível pedir uma sugestão para o jantar de logo à noite. E só precisa de ter o Messenger instalado, poupando espaço no smartphone.

Há, porém, uma desvantagem evidente: os bots têm ações padronizadas e podem não estar desenvolvidos o suficiente para compreender todos os pedidos do utilizador. A maior parte das vezes, o próprio bot indica ao utilizador que deve usar determinado comando para obter determinada resposta. Um problema que a inteligência artificial se encarregará de resolver no futuro.

As nossas sugestões de bots

Os bots ganharam uma inesperada popularidade em 2016. Chegámos até a escrever um artigo sobre os melhores bots para o Facebook Messenger, onde ainda figuram muitos dos bots mais utilizados nos dias de hoje. Mas temos mais sugestões.

The Guardian

O jornal The Guardian tem sido pioneiro na exploração de bots para transmitir notícias aos utilizadores. Basta aceder a m.me/theguardian e ativar o bot. Pode, se quiser, ativar a opção que permite receber um resumo matinal todos os dias a uma hora definida por si.

Chatible

O Chatible permite falar com uma pessoa aleatória em qualquer parte do mundo, sem fornecer informações de quem está do outro lado. Basta aceder a m.me/chatible e escolher um canal: “general”, “english”, “audiochat” ou “tech”.

Sous-Chef

Prometemos-lhe receitas, certo? Aqui está o bot que lhe pode oferecer uma boa receita todos os dias. Pode aceder a m.me/guardiansouschef e pesquisar por cozinha, ingrediente, prato ou dieta.

Nenhum destes o impressionou? Pode sempre aceder a esta lista de bots. É bastante completa e tem um bot para (quase) tudo.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.