Brincar ao ar livre: 3 benefícios para as crianças

Brincar ao ar livre é um costume cada vez menos comum nas nossas crianças. Conheça os benefícios das brincadeiras lá fora.

Brincar ao ar livre: 3 benefícios para as crianças
Deixe as crianças divertirem-se no exterior

No nosso país, os dados indicam que cerca de 70% das crianças dedicam menos de uma hora a brincar ao ar livre diariamente. Estes dados são preocupantes, pois brincar ao ar livre tem benefícios em todas as etapas do crescimento dos mais novos. Além disso, é impressionante constatarmos que os reclusos, por exemplo, passam mais tempo em atividades ao ar livre do que as crianças.


3 vantagens claras de brincar ao ar livre

O início do caminhar nos bebés por volta do primeiro ano de vida traz grandes desenvolvimentos às competências da criança. Todos os pais sabem que quando o bebé começa a caminhar, ou até mesmo durante o período do gatinhar, as atividades exploratórias ganham uma preponderância incrível nos hábitos do bebé.

Eles gatinham e correm para todo o lado e é quase impossível controlá-los. Este hábito é importante e cumpre muitas funções no desenvolvimento infantil.



Distâncias e direções

É no correr e caminhar que as crianças se apercebem da distância que separa as coisas. O que antes lhes era inacessível, passa a estar ao seu alcance a partir do momento em que começa a gatinhar e principalmente a caminhar. No exterior, os mais pequenos aprendem a conhecer a que distância se encontram os objetos, associando a noção de tempo e de velocidade.

Também ao ar livre é mais eficaz a noção de direção ou de posicionamento dos elementos. Para que a mobilidade seja mais eficaz, o bebé precisa de espaço e isso pode ser conseguido no exterior com mais facilidade. Além disso, os diferentes estímulos ambientais - cores, cheiros, texturas, temperatura - ajudam a desenvolver várias competências.



Interação social

Os parques infantis são excelentes para os desenvolvimento dos mais novos, não só pela destreza que ganham ao usar os brinquedos disponíveis no parque, mas também na ligação e interação com os outros. No parque infantil, as crianças aprendem a partilhar, a esperar, ou mesmo a cooperar. Estas interações sociais são extremamente relevantes no seu desenvolvimento.



Equilíbrio e coordenação

A mobilidade possibilita o encetar de uma série de atividades motoras que melhoram o equilíbrio e a coordenação da criança. É no exterior que a criança deve desenvolver atividades como andar de bicicleta, praticar jogos com bola ou andar de patins. A irregularidade do solo, as subidas e descidas, ou outros condicionantes que se encontram nos espaços ao ar livre, contribuem grandemente para o desenvolvimento motor e sensorial dos mais novos.

Os benefícios de brincar ao ar livre para o desenvolvimento das crianças são inúmeros e duradouros, isto é, as vantagens fazem senti-se para o resto da vida. A criança mais ativa fisicamente ganha gosto pela prática do exercício físico, por exemplo, mas também ajudará a que se torne num adulto mais saudável, mais ativo e com melhores capacidades sociais.

Veja também: