8 brinquedos dos anos 90 que vai querer ter de volta

Conheça 8 brinquedos dos anos 90 que ocupavam horas e horas de brincadeira à criançada (e a muitos adultos também) e que vai querer ter novamente.

8 brinquedos dos anos 90 que vai querer ter de volta
Alguns deles ainda consegue encontrar

Os anos 90 foram sinónimo de lançamento de brinquedos e jogos absolutamente míticos e que ainda hoje perduram, seja na memória de quem os usou seja em algumas prateleiras comerciais. Fizemos uma seleção de 8 itens que vai querer ir a correr comprar ou desenterrar do baú.

8 brinquedos dos anos 90 que o vão fazer retroceder no tempo

Traga bolas

bolas

O traga bolas consistia num jogo de tabuleiro com quatro hipopótamos nas pontas que “comiam” as bolas que andavam pelo centro. Quem mais bolas comesse, mais pontos conseguia e, por consequência, ganhava o jogo. Este jogo mítico dos anos 90 teve tanto sucesso que se foi atualizando e adaptando e ainda hoje está disponível para compra, numa versão mais moderna.

Pulgas na cama

Quem é mais rápido a apanhar as malditas pulgas na cama que não páram de rabiar? Assim era o objetivo deste jogo, em que os jogadores tinham uma pinça e no meio de tanta confusão tinham de apanhar o maior número de pulgas possível. Quem mais conseguisse apanhar, ganhava o jogo.

Diablo

Falamos basicamente de uma corda com duas pegas em forma de pau e um duplo cilindro afunilado que encaixava nessas cordas. Os jogadores colocavam o cilindro nas cordas e andavam para a frente e para trás, para cima e para baixo e os mais habilidosos atiravam ao ar e faziam uma série de piruetas com o objeto. Hoje em dia ainda consegue encontrar algumas adaptações deste brinquedo em lojas da especialidade ou que tenham produtos mais vintage.

Pega monstros

Quem não se lembra destas monstros viscosos, que vinham nos pacotes de batatas fritas e se colavam a todo o lado com a sua pega igualmente pegajosa e elástica? O único problema é que rapidamente se sujavam e deixavam de aderir às superfícies, mas fazia o delírio da criançada. Hoje em dia há adaptações deste brinquedo dos anos 90 que pode comprar em lojas da especialidade.

Matutazos

Novamente um brinde das batatas Matutano que fazia as delícias das crianças nos anos 90: os matutazos. Basicamente eram uma espécie de fichas redondas de plástico que se empilhavam num monte e com uma outra ficha se atirava com força para essa pilha. Os matutazos que se conseguisse derrubar pertenciam agora a esse jogador. Os temas das fichas eram vários e colecionáveis.

Tamagotchi

tamagotchi

Não haverá quem passasse pela sua infância/adolescência nos anos 90 e não tivesse tido um tamagotchi, oficial ou “falsificado”: este era o brinquedo mais à frente que podíamos encontrar. Um aparelho em forma de ovo onde controlávamos a vida de um bichinho, desde que eclodia até que acabasse por morrer. E isto exigia alimentá-lo, adormecê-lo, passeá-lo e limpá-lo, mesmo a alturas horas da noite pois a criatura emitia um som a queixar-se.

Brick mania

tetris

A Brick Mania era uma verdadeira febre. Todos os miúdos queriam ter este jogo de Tetris que começava no nível mais básico em que as peças caíam de forma bem lenta até chegar a um nível quase impossível tal era a velocidade. Havia, inclusivamente, torneios nacionais desta modalidade. Hoje em dia o Tetris ainda se mantém vivo, mas estas maquinetas caíram em desuso.

Playmobil

playmobil

Foi nos anos 90 que o tão conhecido Playmobil ganhou grande notoriedade. Estes bonequinhos pequenos e seus detalhados cenários construídos numa espécie de lego conquistaram os corações da pequenada assim que apareceram. Hoje em dia há bem mais cenários e versões destes bonecos, e a febre mantém-se.

Veja também: