Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Bronzeado natural: dicas essenciais

As cenouras ajudam a conseguir um bronzeado natural? Se já estou bronzeado, não me queimo? Esqueça os mitos e saiba como conseguir a cor do verão.  

Bronzeado natural: dicas essenciais
Sugestões infalíveis para ter um bronzeado excelente

No topo da lista de desejos para o verão está sempre o mesmo pedido: um bronzeado natural, dourado e duradouro. Quem dispensa ter a cor da estação na pele? Não há como negar, assim que o sol brinda, começamos a despir as camadas de roupa e a sonhar com tardes solarengas à beira-mar. 

Este é o preciso momento em que a realidade aponta para a palidez escondida entre collants e malhas. São os resquícios de um inverno ultrapassado. Longe da vista, longe do coração, certo? Sim, até a chegada da estação das praias e esplanadas. Mas afinal, como conseguir a tão morena cor desejada? De seguida, conheça os mitos e as verdades que precisa saber antes de partir em busca de um bronzeado natural. Prepare os calções, os vestidos frescos e as minissaias e tome nota.
 


6 dicas infalíveis para um bronzeado natural

 

1. Esfoliação milagrosa

Se ainda não iniciou os trabalhos para conseguir um bronzeado natural, a esfoliação é a solução para preparar a pele, evitar manchas e conseguir uma cor uniforme e livre de falhas. Dois dias antes da exposição ao sol, esfolie todo o corpo para a remoção das células mortas da pele. Se a pele já foi exposta, a sugestão não é válida e pode sofrer com danos provocados pela esfoliação.

 

2. Não abra mão do protetor solar

Não importa quão bronzeada está a pele, tampouco interessa se é mais ou menos morena, o protetor solar, além de necessário para proteger a sua pele dos raios UV, ajuda a conseguir uma cor uniforme e duradoura. Escolha o seu FPS (Fator de Proteção Solar), utilize corretamente e repita a sua aplicação de acordo com as instruções da embalagem. 

Atenção: compre um novo protetor solar todos os anos porque este tipo de produto reduz a sua eficácia em até 40% de um ano para o outro. 



3. A pressa é inimiga do bronzeado

Esqueça os exageros! Se o seu foco está em conseguir uma cor de pele uniforme e bonita, saiba desde já que apenas um dia de exposição ao sol não resulta. Comece aos poucos, com intervalos de exposição solar mais curtos e diários. Opte pelo início da manhã ou pelo final da tarde, horários com menor agressão dos raios solares. Não esqueça: apesar de mais suaves, os horários indicados não excluem a proteção solar adequada, por isso, leve sempre o creme protetor.

 

4. After Sun

Não há nada como voltar da praia, tomar um bom banho e hidratar a pele com um creme pós-solar. Estes cremes incluem substâncias calmantes que reduzem os efeitos desconfortáveis provocados pela exposição solar intensa e é um aliado no combate ao efeito de escamação da pele. Use e abuse do after sun.

 

5. Autobronzeadores para dias cinzentos

Quando o tempo não está bom para a praia, a solução é aplicar um autobronzeador. Escolha produtos enriquecidos com a substância dihidroxiacetona, que quando em contacto com a pele, ajuda na produção da melanina de forma natural. Ou seja, mesmo sem a visita do sol, a cor permanece.



6. O segredo também está à mesa

Há alimentos que estimulam a melanina presente na pele, como, alimentos ricos em licopeno, betacaroteno, ómega 3 e vitamina C  que ajudam a pele a atingir a cor perfeita quando é exposta ao sol. Para conseguir um bronzeado natural, inclua na sua dieta:

  • Cenoura, tomate, melancia, limão, laranja, abóbora e melão
  • Sumo de laranja e folhas verdes, ou cenoura e beterraba - são saudáveis, estimulam a produção de melanina e o betacaroteno presente nestes alimentos estimula também a pigmentação dos cabelos.
  • Peixes, soja, linhaça e nozes - ajudam na absorção do betacaroteno.

 

Se ainda não começou a trabalhar para o bronzeado perfeito, siga a nossa lista de sugestões, proteja a sua pele e invista na melhor alimentação. Assim, só terá uma preocupação quando chegar à praia: garantir bons momentos.

Veja também: