Business Angels: o que são e onde encontrar?

Sabe o que são os Business Angels? E onde pode encontrar um em Portugal? Nós sabemos!

Business Angels: o que são e onde encontrar?
Está no mundo do empreendedorismo e ainda não conhece este termo?

O que são os Business Angels? E qual é a diferença destes para os capitais de risco? E que vantagens trazem estes investidores anónimos que podem fazer toda a diferença no futuro da sua startup, do seu negócio ou da sua ideia?
 

Investidores-anjo, em bom português

Claro que ninguém utiliza esse termo no mundo dos negócios, uma área tão habituada a estrangeirismos. Os Bussiness Angels são investidores particulares que podem financiar projetos e startups que necessitem de fundos financeiros para crescer e prosperar.

Há diferenças entre os Business Angels e o capital de risco? Algumas… Pelo que pudemos perceber, se os empreendedores necessitarem de mais de um milhão de euros é melhor optar pelo capital de risco pois os Business Angels deverão torcer o nariz a uma quantia tão elevada. Mas não é só isso! Os Business Angels acabam por ser sócios ativos que podem oferecer uma rede de contactos, conhecimento e experiência. Tudo depende do seu perfil e das necessidades do negócio, certo?

O investimento realizado por estes Business Angels é chamado de smart money. É mais do que dinheiro… é também conhecimentos e contactos. Consegue perceber a diferença?

Investidores anónimos que trabalham numa área de risco – os produtos e serviços das empresas podem ainda não ter chegado ao mercado. E investir quantias avultadas de dinheiro “no ar” tem muito que se lhe diga…

 

O que é que atrai os Business Angels?

Vários fatores… Uma oportunidade perfeitamente identificada e com um grande futuro internacional. Uma boa equipa onde o líder se destaque pelas qualidades que possui.

 

Onde estão os Business Angels em Portugal?

É complicado nomear os Business Angels portugueses uma vez que estes são, muitas vezes, anónimos. Mas uma rápida procura permitiu-nos perceber que já existe uma Federação Nacional de Associações de Business Angels. Pode começar por aí, optar pelo Business Angels Club ou ainda pelos Invicta Angels, do Porto.


Veja também: