10 dicas para conseguir um cabelo mais forte e brilhante

Um cabelo saudável e bonito é algo que queremos ter durante todo o ano. Neste artigo, falamos-lhe de algumas dicas simples e básicas a ter na hora de cuidar do seu cabelo.

10 dicas para conseguir um cabelo mais forte e brilhante
10 passos para uma rotina de cuidados capilares infalível

Todas as mulheres sonham em ter um cabelo perfeito e, muitas vezes, essa perfeição passa por ter um cabelo mais forte e brilhante.

Seria perfeito conseguir o nosso cabelo de sonho com um simples estalar de dedos. Embora não seja assim tão fácil, ter alguns cuidados reforçados com o nosso cabelo diariamente podem fazer com que este melhore significativamente em pouco tempo, alcançando o aspeto desejado.

Os 10 mandamentos para um cabelo mais forte e brilhante

Reduza o aspeto frisado

  • Fios de cabelo frisados são os maiores inimigos de um cabelo mais forte e brilhante. O cabelo quer-se bem tratado. O facto de ter alguns cuidados especiais com o seu cabelo na hora de o lavar, pode ajudar a reduzir consideravelmente o aspecto frisado que este apresenta, dando lugar a um cabelo mais saudável.
  • Lave o cabelo com água fria: ao enxaguar o cabelo com a toalha, não o agrida demasiado. Dê batidinhas ao de leve e deixe-o secar ao natural. Use um pente com dentes largos. O ato de escovar o cabelo pode quebrar muitos dos seus fios, pelo que é importante fazê-lo com um pente enquanto este ainda estiver molhado.
  • Use fronhas de seda ou de cetim: este é um truque essencial e que faz maravilhas na eliminação de um cabelo frisado: o tecido de algodão absorve a humidade, deixando os fios secos e cada vez mais perto de um aspeto frisado, opaco e áspero.

2. Deixe o seu cabelo secar ao natural

Esta é uma regra básica a seguir por quem deseja ter um cabelo mais forte e brilhante. Usados frequentemente, os secadores vão acabar por danificar o cabelo que, sujeito a outras agressões diárias, acabará por perder gradualmente a sua textura e brilho.

Evite usar com tanta regularidade acessórios que podem agredir o seu cabelo, como secadores, alisadores e modeladores. No fundo, todo e qualquer objeto que exponha o seu cabelo a altas temperaturas.

Se o uso deste tipo de equipamentos faz parte da sua rotina e não está disposta a abdicar deles, certifique-se que aplica um protetor térmico no seu cabelo antes da sua utilização e que dá uso ao termóstato! É importantíssimo adequar a temperatura ao seu tipo de cabelo.

Como estamos a zelar pela vitalidade do seu cabelo, apresentamos-lhe sugestões de alguns sprays térmicos fáceis de encontrar em Portugal:

protectores termicos

3. Evite agredir o seu cabelo

É daquelas pessoas que expõe o seu cabelo a agressões constantes? Pela saúde do seu cabelo, pare! Cada vez que expõe o seu cabelo a químicos – como colorações, alisamentos ou permanentes – saiba que essa exposição terá consequências. Alterar o estado natural do seu cabelo faz com que este fique mais frágil e desidratado, ficando mais longe do objetivo de ter um cabelo mais forte e brilhante!

4. Use champô menos vezes

Lavar muitas vezes o cabelo reduz o óleo natural que o próprio contém e que o protege e o mantém saudável. Para manter o seu cabelo saudável, pondere lavá-lo menos vezes.

Consegue um cabelo mais forte e brilhante lavando-o não mais do que duas vezes por semana, e quando o fizer, use um champô sem sulfato – os chamados Low Shampoo – para evitar reduzir o óleo natural do cabelo que lhe dá brilho.

Se o seu cabelo não se aguentar muitos dias sem ser lavado, opte por experimentar champôs secos. Estes representam uma ótima alternativa à lavagem com água e ajudam a manter o seu cabelo limpo e com volume.

Como aplicar champô seco:

champo seco

5. Não penteie o cabelo enquanto estiver molhado

Pentear o cabelo enquanto este está molhado vai torná-lo mais fraco e facilmente quebradiço. Poderá, no entanto, escovar o cabelo com um pente enquanto aplica o amaciador e assim evitar que este perca a sua força e vitalidade.

6. Aplique máscaras naturais

Na hora de hidratar o cabelo para conseguir um cabelo mais forte e brilhante, pondere usar produtos naturais em vez de produtos que contenham químicos na sua composição. Nós damos-lhe uma ajuda e sugerimos dois produtos que não só são acessíveis, como fazem milagres!

Máscara de abacate:

A fruta contém gorduras naturais que ajudam imenso a nutrir e a dar brilho ao nosso cabelo e, neste caso, o abacate vai ser o nosso grande aliado na conquista por um cabelo mais hidratado e, consequentemente, mais saudável.

Mel:

O mel é um dois em um: para além de hidratar o cabelo, ajuda a dar-lhe brilho natural.

Antes de lavar o cabelo com champô, passe-o por água, penteie-o e aplique a mistura do mel (um caneca com ¼ de mel e outro ¼ de água), deixe atuar durante aproximadamente 15 minutos. Quando concluídos esses quinze minutos, pode lavar o seu cabelo como costuma fazer habitualmente.

7. Proteja o seu cabelo do sol

proteger o cabelo do sol

Lembre-se que o sol, a água do mar e o cloro representam agressões para o seu cabelo, exigindo que tenha cuidados reforçados nesta época do ano.

A exposição exagerada ao sol provoca o envelhecimento dos fios de cabelo, deixando-o seco e sem brilho. O ideal será usar um chapéu e aplicar produtos FPS que protejam o seu cabelo dos raios ultravioleta.

8. Tenha uma alimentação saudável

Sim, o que comemos pode ter um grande impacto na saúde capilar. Se tiver uma alimentação saudável e equilibrada, esta vai-se refletir no seu cabelo, permitindo que este permaneça hidratado.

Se deseja ter um cabelo mais forte e brilhante, inclua mais vezes o peixe, carne de vaca, ovos, legumes e outros alimentos ricos em proteínas na sua alimentação – podemos afirmar que as proteínas são grandes amigas do nosso cabelo!

Além disso, tente também incluir abacate e nozes na sua dieta alimentar, uma vez que estes alimentos são ricos em gorduras saudáveis que darão volume e brilho extra ao seu cabelo.

9. Corte o cabelo regularmente

Por mais cuidados que tenha com o seu cabelo, as pontas espigadas vão existir sempre. Infelizmente, ainda não foi criada uma fórmula milagrosa que acabe com este problema.

Para manter o seu cabelo bonito, forte e saudável, é aconselhável que corte, em média, de dois em dois meses, garantindo deste modo uma renovação capilar que vai ajudar a evitar o aparecimento das tão indesejadas pontas espigadas. Esta prática não só elimina as pontas que se apresentam danificadas, como permite que o seu cabelo cresça mais forte.

No entanto, garantimos-lhe que se seguir algumas das dicas que nomeámos anteriormente, consegue disfarçar as pontas do seu cabelo que se encontram mais estragadas.

10. Relaxe!

Não há nada que danifique mais o seu cabelo do que o stress. Não importa ter todos os cuidados (e mais alguns!), se não controlar o stress e a ansiedade, o seu cabelo nunca irá ter um aspeto bonito e hidratado.

Veja também: