Filomena Morais
Filomena Morais
20 Mar, 2018 - 17:30

8 cadeiras de design consagrado para se inspirar

Filomena Morais

As cadeiras são peças extraordinárias na decoração de uma casa e também fundamentais quando o assunto é o conforto de quem se senta. Veja algumas cadeiras de design consagrado para se inspirar.

8 cadeiras de design consagrado para se inspirar

As 8 cadeiras de design consagrado que lhe apresentamos a seguir são peças realmente extraordinárias que aliam o conforto, a qualidade e a beleza. Ainda que algumas possam chegar a preços exorbitantes, próprios de verdadeiras obras de arte, sabemos que conhecê-las pode influenciar e inspirar a nossa imaginação para, depois, irmos à procura de peças que tornem a nossa casa mais elegante, sofisticada, moderna e, claro, confortável.

Cadeiras de design consagrado: 8 modelos incríveis

Cadeira Tulipa

Criador: Pierre Paulin
Ano: 1965
Características: Esta cadeira, além de se assemelhar a uma tulipa – daí o seu nome – tem apenas uma base, eliminando assim as tradicionais quatro pernas, algo que o seu criador pensava tornar a vida das pessoas mais simples. Esta cadeira ficou especialmente famosa depois de ser usada na série Star Trek.

Poltrona Swan

Criador: Arne Jacobsen
Ano: 1958
Características: Esta cadeira alia o conforto dos seus materiais e formas à beleza da peça final. Produzida para decorar o lobby do Hotel Royal, em Copenhaga, teve tanto sucesso que ainda é produzida hoje em dia.

Cadeira Butterfly

Criador: Antoni Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy
Ano: 1938
Características: Tem como principal característica o conforto e é mesmo considerada um símbolo de modernidade e design. É uma das peças importantes expostas no MoMA em Nova Iorque.

Cadeira Panton

Criador: Verner Panton
Ano: 1960
Características: É a primeira cadeira de plástico do mundo, famosa por não ter qualquer divisão entre o assento e a estrutura. Além disso, é a primeira a ser feita sem pés. A beleza da peça é complementada pelo conforto que oferece.

Poltrona Paulistano

Criador: Paulo Mendes da Rocha
Ano: 1957
Características: A estrutura é feita de aço inox e o assento de couro. Pela sua elegância e modernidade, faz parte do acervo do MoMA de Nova Iorque. Além disso, foi vencedora do prémio Pritzker, em 2006.

Cadeira Wassily

Criador: Marcel Breuer
Ano: 1925
Características: Conhecida pelo seu design racional e construtivo, esta cadeira é o símbolo da escola Bauhaus. Ganhou o seu nome devido ao facto de o pintor Wassily Kadinsky ter gostado da peça e ter tido duas nos seus aposentos pessoais.

Eames Lounge Chair

Criador: Charles e Ray Eames
Ano: 1956
Características: Composta por cadeira e puff, fabricada em couro e madeira, esta peça levou anos a ser desenvolvida. Também parte do MoMA de Nova Iorque, esta peça é símbolo de conforto e qualidade.

Cadeira Wiggle

Criador: Frank Gherry
Ano: 1972
Características: Composta por 60 camadas de papelão robusto, cheia de curvas, esta cadeira foi extremamente inovadora – não só na aparência, como no material utilizado. O sucesso desta cadeira ditou a criação de uma linha completa de móveis.

Estas 8 cadeiras de design consagrado são peças extraordinárias que, além de impressionarem visualmente, oferecem conforto e bem-estar aos seus utilizadores. Assim, estas 8 cadeiras são, também, símbolos que marcaram momentos específicos da história, ligados diretamente a tendências artísticas e à evolução tecnológica. Sem dúvida, uma peça destas deixa qualquer sala a ganhar em elegância e sofisticação – certo?

Veja também: