O que ter na caixa de ferramentas para carros

Conheça os acessórios essenciais para uma caixa de ferramentas para carros. Ao utilizar esta caixa pode evitar longas esperas pela assistência em viagem.

O que ter na caixa de ferramentas para carros
Uma pequena caixa que dá vida aos ditados populares

A sabedoria popular costuma começar algumas frases com: Homem que é homem... E daí em diante o céu é o limite. Comecemos também com este mote. 
Homem que é homem não liga para a assistência em viagem, faz o trabalho com as próprias mãos. Mas não esquecemos as mulheres, apenas utilizamos o termo homem para poder aproveitar os dizeres populares.

Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.
Se prefere um estilo mais tradicional deve ter sempre uma caixa de ferramentas para carros, porque homem prevenido vale por dois. Há sempre alguns imprevistos que pode solucionar com as próprias mãos evitando esperas, por vezes demoradas, pela assistência em viagem.
Se optar por levar consigo uma caixa de ferramentas para carros, pode guardá-la na bagageira do carro ou até debaixo dos bancos para maximizar o espaço útil do veículo.
 

O que levar

Numa caixa de ferramentas para carros há alguns acessórios indispensáveis:

Luvas
Segurança e limpeza são primordiais. Desta forma pode evitar queimaduras e manchas que podem ser difíceis de remover, para tal há luvas específicas para trabalhos mais "pesados". 

Lanterna
O carro não tem problemas apenas de dia, e para conseguir determinar qual é ele convém que consiga observar com clareza. Uma lanterna é essencial numa caixa de ferramentas para carros. 
Mesmo que não tenha qualquer problema pode sempre observar o seu carro, com pormenor, por puro prazer.

Tesoura e fita adesiva
Um pouco de fita pode servir como um penso rápido para evitar longas paragens, podendo depois visitar o seu mecânico. A tesoura é essencial para evitar usar os dentes como lâmina. Pode também usar braçadeiras de diferentes tamanhos já que, por vezes pode ser necessário segurar uma chapa de matrícula ou parte de um para-choques que está a abanar.

Cabos de bateria
Este acessório é o símbolo do companheirismo entre condutores já que é necessário haver alguém em cada ponta do cabo, tal como o fio de esparguete no filme Dama e Vagabundo. Com os cabos pode ajudar um condutor ou ser ajudado por algum que pare em seu auxílio.

Veja também: como carregar a bateria do carro.


Chaves 
Há vários modelos, entre eles as Torx, as Phillips, as Allen, as de fendas, e até de boca ou luneta, assim, pode ter um pequeno conjunto com vários tamanhos ou então um cabo universal com diferentes ponteiras - neste caso assegure-se que não vai perdendo algumas pelo caminho.
Uma chave inglesa é também um excelente acessório pela sua versatilidade.

Componentes elétricos
Alguns fusíveis e lâmpadas de substituição são essenciais numa caixa de ferramentas para carros já que lhe permitem substituir uma lâmpada fundida na hora, evitando conduzir de noite sem luzes.

O essencial de uma caixa de ferramentas para carros fica por aqui. Se quiser algo mais completo lembre-se que aumenta também o volume e peso a transportar. Há quem sugira um martelo, mas lembre-se que o seu carro não é um prego.

Veja também: