Calcanhares gretados? Saiba como tratar

Eles são dolorosos e esteticamente nada apelativos. Sofre com calcanhares gretados? Descubra neste artigo como livrar-se do incómodo.

Calcanhares gretados? Saiba como tratar
O que começa por ser uma questão estética... pode tornar-se em algo doloroso!

Imagine o peso do seu corpo. Agora imagine esse peso, insistentemente, a pressionar os seus pés, todos os dias, durante todo o tempo em que caminha ou fica de pé. É esta pressão constante sobre os pés que “obriga” a pele a esticar e, por vezes, rachar. Mas, sabe por que isto acontece? Porque, de tão seca, a pele perde a elasticidade natural. É assim que acontecem os famosos calcanhares gretados.

Inicialmente, pode apenas tratar-se de uma questão esteticamente incómoda. Mas, com o tempo e com a evolução destas gretas, o problema pode tornar-se num grande transtorno que traz dolorosas consequências  - e até algum sangramento.  

Se estava à procura de formas para tratar o problema, este artigo vem mesmo a calhar. Tome nota das nossas sugestões e livre-se do desconforto nos pés.
 

Aposte na prevenção!

Antes de tratar os calcanhares gretados, por que não tentar evitar este incómodo e apostar na prevenção? Temos 4 sugestões para si:

  1. Acima de tudo, é importante manter uma excelente hidratação dos pés - não é verdade que, muitas vezes, acabamos por “descuidar” dos pés? Ao sair do banho, dedique tempo e crie o hábito de hidratar todo o pé. Este é um pequeno passo que pode fazer milagres! 
  2. Use sapatos confortáveis. Esta é uma das principais recomendações feitas por podologistas. Adeque o sapato ao seu tipo de pé, escolha modelos com boa sola e num formato adequado - não passe apertos!
  3. Pondere incluir nos seus sapatos uma palmilha feita em silicone - isso vai proteger a pele dos calcanhares e tornar mais confortável o caminhar;
  4. Beba pelo menos 1,5L de água por dia. Nós garantimos: os seus pés vão agradecer!
 


Tratamento dos calcanhares gretados

Se já chegou ao ponto de ter calcanhares gretados, não desespere - existem formas de os tratar. Tome nota das nossas dicas.
 

Limpeza e relaxamento dos pés

Antes de deitar, faça uma espécie de ritual de beleza aos pés. Mergulhe-os em água morna durante 10 a 15 minutos e adicione umas gotas de sais - encontra-os facilmente em farmácias.

 

Esfoliação

Realizar uma esfoliação aos pés é outra das soluções para livrar-se dos calcanhares gretados - mas apenas quando a quebra da pele ainda não é muito profunda.  

Se possível, escolha fazer este tipo de tratamento num especialista. Os podologistas dominam a arte de eliminar o problema, não prejudicando a pele que está saudável. 

 

Tratamento caseiro para calcanhares gretados

Se prefere abordagens mais caseiras e mais naturais, existem algumas técnicas que pode adotar. Siga o nosso passo a passo.

  • Hidrate os pés com óleo de coco ou com azeite, diariamente, antes de se deitar, colocando umas meias logo a seguir.  Repita este ritual durante, aproximadamente 15 dias;
  • Faça uma máscara com uma banana e um abacate e deixe repousar durante cerca de 30 minutos. Faça uma massagem aos pés e enxague com água morna;
  • Junte a uma chávena de água morna a um pouco de mel e deposite a mistura uma bacia de água. Mergulhe os pés durante cerca de 15 minutos e desfrute;
  • Utilize farinha de arroz para fazer uma leve esfoliação aos pés, esfregando suavemente esta mistura com um pouco de água.

Veja também: