Caminho de Santiago português: tudo o que precisa de saber

A peregrinação a Santiago de Compostela tem uma tradição de longos anos: saiba  tudo o que precisa de saber sobre o Caminho de Santiago português.

Caminho de Santiago português: tudo o que precisa de saber
Informações úteis sobre este Caminho

O Caminho de Santiago português tem já uma tradição secular, embora a partir do final do século XX este tenha sofrido uma revitalização notável, com um aumento impressionante de peregrinos. Os caminhos portugueses seguem o eixo Lisboa - Coimbra - Porto - Galiza, mas também há rotas para quem vem do interior do país.


Caminho de Santiago português: história, tradição e culto


A credencial do peregrino

Se vai iniciar este peregrinação, saiba que precisa de uma credencial do peregrino para poder usufruir de todos os serviços que pode encontrar ao dispor durante todo o trajeto. A credencial é como um passaporte, onde poderá carimbar a passagem em vários pontos dedicados ao caminho: bares, restaurantes, albergues ou igrejas.

Para consegui-la basta dirigir-se à sua paróquia ou então a uma associação relacionada com a peregrinação a Santiago de Compostela. Ao chegar ao destino, poderá obter um comprovativo oficial se tiver o comprovativo (na credencial) de que percorreu a pé pelo menos os últimos 100km.



Os albergues

Os albergues são locais de alojamento gratuito para os peregrinos, mediante a apresentação da credencial. Na maioria dos albergues, não é permitido efetuar reservas com antecedência. Regra gera, o alojamento é entregue por ordem de chegada, ou então é dada preferência a pessoas com problemas de locomoção.

Cada albergue tem o seu próprio regulamento que deve consultar antes de o usar. Caso não consiga ficar num albergue, ou caso prefira ficar em pensões ou hotéis, não se esqueça de mostrar também a credencial do peregrino, porque ela dá direito, por vezes, a descontos.

Além dos albergues especialmente dedicados ao alojamento de peregrinos, em muitas localidades os Bombeiros também disponibilizam algum tipo de alojamento. A lista completa dos albergues disponíveis em território nacional e também na Galiza pode ser encontrada aqui.

 


Os trilhos do Caminho de Santiago português

Este mapa mostra os percursos existentes no nosso país para se chegar até Santiago de Compostela. Além do eixo principal Lisboa - Coimbra - Porto - Galiza, há ainda um trajeto para quem inicia a peregrinação no interior do país. Nesse, a entrada em Espanha é feita por Puebla de Sanabria, que integra o chamado Caminho Sanabrês.​ Todos os trajetos estão devidamente identificados com o símbolo do Caminho de Santiago.

caminho de santiago português


Outras informações

Para poder concretizar o Caminho de Santiago português nas melhores condições convém ainda saber o que deve levar na mochila, qual a melhor altura do ano para fazer a peregrinação, ou mesmo em que altura do dia deve caminhar. Se pretender fazer o Caminho de Santiafgo de Bicicleta, também temos dicas para si. Se quiser conhecer um pouco mais da história desta peregrinação leia também: Caminho de Santiago: tudo o que precisa de saber.

Não deixe de concretizar esta peregrinação que, para além das recompensas espirituais, tem paisagens deslumbrantes que nunca mais irá esquecer.

Veja também: