6 parques para fazer campismo no centro do país

Fazer campismo no centro de Portugal é acampar no coração do país. Entre a Beira Litoral, a Beira Alta, a Beira Baixa e o Oeste, há muito para descobrir nesta região.

6 parques para fazer campismo no centro do país
Campismo para todos os gostos no coração de Portugal

Desde as alturas da Serra da Estrela às praias paradisíacas da costa da Prata ou da Costa Verde, passando pela paisagem agreste junto ao Tejo, a verdura do Caramulo ou do Buçaco, o banho de cultura em Coimbra, a frescura de Aveiro, a história em Leiria, a alma de Viseu ou da Guarda, há tanto para descobrir na zona centro e ofertas para fazer campismo no centro de Portugal é que não faltam.

Neste lista tentamos agradar a quem procura a montanha, o campo ou a praia, a natureza ou animação. Pegue na mochila e na tenda e venha connosco descobrir uma das mais belas regiões de Portugal. 


6 escolhas para acampar no centro do país todo o ano


Parque de Campismo Toca da Raposa, Meruge, Oliveira do Hospital

Em Meruge, no sopé da Serra da Estrela, entre as aldeias de Santa Eulália e Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital encontra-se o Parque de Campismo Toca da Raposa, uma escolha perfeita para quem quer fazer campismo no centro do país.
A dois passos da maior serra do país, o Toca da Raposa é um ponto de partida para descobrir os encantos da Serra da Estrela e da Beira Alta.

Os campistas podem usufruir de um conjunto de atividades como passeios pedestres, de bicicleta e a cavalo, escalada, canoagem ou uns mergulhos na praia fluvial do rio Alva. No parque além dos habituais espaços para as tendas e caravanas, das instalações sanitárias e receção, poderá encontrar bar (com wi-fi) e restaurante, campo de futebol, parque infantil, court para jogar badminton e ténis de mesa. 
 


Parque de Campismo da Ilha Berlenga, Peniche

berlenga

Nada do que se possa escrever fará justiça ao Parque de Campismo da Berlenga. Considerado em 2009 como o camping mais cool da Europa pelo insuspeito The Times, este parque está situado num local de beleza singular e é considerado um dos segredos mais bem guardados do nosso país, e um paraíso do 
campismo mais selvagem

Como é zona protegida, a Ilha só pode receber 350 visitas por dia, o que torna o acesso ao campismo mais difícil. As tendas são montadas em socalcos previamente designados pelo parque, o acesso à eletricidade e água é restrito, e as regras quanto ao lixo e ao ruído são exigentes. 



Refúgio da Freita, Merujal, Arouca

Entre o rio Paiva e o rio Vouga encontra-se a maravilhosa serra da Freita. É nas suas verdejantes encostas que poderá encontrar o Refugio da Freita, um belíssimo parque de campismo rural instalado num bucólico bosque. O Refúgio da Freita alberga 250 pessoas e tem zonas para tendas e autocaravanas, com equipamentos de apoio e instalações sanitárias modernas.

Além de acampar, pode pernoitar nas cabanas e camaratas de madeira que existem no parque. O Refúgio da Freita dispõe de um restaurante com cozinha tradicional portuguesa e vegetariana e para os mais aventureiros Aqui poderá usufruir de diversas atividades, tais como, pedestrianismo, montanhismo, escalada, canyonning, rafting, orientação ou BTT.

 


Orbitur São Pedro de Moel

Considerado um dos melhores parques de campismo do país e da Europa, o parque de São Pedro de Moel é um clássico do campismo no centro de Portugal. Equipado com restaurante, café-bar, mini-mercado, discoteca, parque aquático com piscina é uma excelente base para conhecer os encantos da Costa de Prata e do famoso pinhal de Leiria.

No parque poderá encontrar espaços para tendas e auto-caravanas, com todos os serviços de apoio necessários. Poderá também alugar bungalows e levar o seu animal de estimação.
 


Parque de campismo de Idanha-a-Nova

idanha

Longe do bulício do litoral, Idanha-a-Nova é um idílio para os amantes da natureza, no distrito de Castelo Branco, bem perto do rio Tejo e da fronteira com Espanha. Próximo de Monsanto, de Monfortinho ou do palco do Boom Festival, este parque é um dos melhores para se fazer campismo no centro do país

Dispõe de restaurante, mini-mercado, piscina, café-bar, instalações desportivas e permite que leve o seu animal de estimação, assim como disponibiliza bungalows para aluguer. 
 


Parque de Campismo Municipal da Torreira

No distrito de Aveiro, a 11 km da Murtosa e a 40km da capital de distrito, encontrar o Parque de Campismo da Torreira. Com acesso direto à famosa praia da Torreira, é um parque moderno, com tomadas de corrente tanto para as caravanas como as tendas. Disponibiliza grelhadores, tanques de lavar a roupa e lava loiças, instalações sanitárias completas, posto de primeiros socorros e parque infantil. Entre as diversas valências do parque destacam-se o restaurante, o telefone público, parque com alvéolos e gás. 

Veja também: