Campismo selvagem na Europa: o que saber

Há quem abomine paredes e empregados de hotel demasiado bem-dispostos. Para esses, o campismo selvagem pode ser uma solução. 

Campismo selvagem na Europa: o que saber
Saiba onde pode fazer o que não é permitido em Portugal

Essas são apenas algumas das razões que levam muitos viajantes a pôr a mochila e a casa às costas e a fazerem-se à estrada. Apesar de a prática ser proibida por lei em solo nacional, há muito por onde fazer campismo selvagem na Europa.


4 países onde pode fazer campismo selvagem


Austrália

A Austrália é um autêntico paraíso para qualquer campista. Porque a paisagem é idílica e porque a prática é permitida – e quando não é permitido, o espaço está devidamente sinalizado. Nos parques nacionais e reservas naturais, no entanto, só é permitido acampar nas áreas designadas para o efeito. Mas atenção: nunca faça acampamento perto de rios, pois as enchentes acontecem de repente.



Alemanha

Numa das áreas mais bonitas da Alemana, o Naturpark Pfälzerwald, é permitido acampar. Este parque nacional tem rochedos de arenito, florestas intermináveis e montanhas com vistas privilegiadas. Mas prepare tudo com antecedência, já que é necessário registar-se antes de lá chegar. Os espaços designados para o campismo selvagem são acessíveis a pé ou de bicicleta, o que lhe dá um sossego e uma calma extra. Outro espaço que permite o campismo selvagem é o Parque Nacional Saxon Switzerland que, apesar do nome, fica na Alemanha.
 


Suécia

Imagine uma paisagem cheia de lagos isolados e florestas onde pode simplesmente chegar e montar a sua tenda. É o que acontece na Suécia, onde existe a lei do “homem comum”: significa que toda a gente tem o direito de circular livremente pelo território do país, desde que não perturbe nem destrua nada, claro. Até mesmo em terrenos privados, desde que o proprietário seja avisado, obviamente. As fogueiras só são permitidas em locais seguros e nos parques e reservas naturais podem existir regras diferentes que são sempre indicadas na entrada dos espaços. 



Escócia

O campismo selvagem é, em grande parte, permitido a não ser que haja indicações contrárias. Evite acampar em terreno privado sem o consentimento do proprietário e não parta para a aventura sem conhecer o Código escocês para as atividades ao ar livre, um conjunto de regras que ditam o que pode ou não ser feito no campismo selvagem no país.

Agora que já sabe onde não pode ser multado, faça-se à estrada. Com a mochila às costas, claro.

Veja também: