AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 bons canais Youtube para aprender inglês

Descubra alguns dos melhores canais Youtube para aprender inglês, ou aperfeiçoá-lo, sem sair de casa.

5 bons canais Youtube para aprender inglês
Ferramentas de aprendizagem úteis e totalmente gratuitas

Saber falar, escrever e compreender inglês é uma mais-valia no atual mercado de trabalho e simultaneamente um requisito essencial em muitas profissões. Em Portugal, a aprendizagem da Língua Inglesa integra geralmente as metas curriculares logo no 1.º ciclo do Ensino Básico, embora possa começar mais cedo, e na maior parte dos casos acompanha formalmente os estudantes até ao Ensino Secundário ou Superior. Apresentamos, neste artigo, os 5 melhores canais youtube para aprender inglês.
 

Aprender inglês em casa

Ao ingressarem o mercado de trabalho, muitas pessoas procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos de inglês, mas nem sempre têm disponibilidade ou oportunidade de frequentarem um Instituto de Línguas. Por isso, optam muitas vezes por uma aprendizagem informal em casa, através de um conjunto de plataformas online, escolhendo frequentemente as que disponibilizam conteúdos e recursos gratuitos.
 


5 canais no Youtube para aprender inglês

Neste artigo, fique a conhecer alguns dos melhores canais Youtube para aprender inglês. O acesso é totalmente gratuito, pode ser utilizado em contexto formal de sala de aula, por professores e alunos, ou fora do contexto escolar, em casa, no café, durante uma longa viagem de comboio ou de autocarro.
 

1. British Council

O British Council disponibiliza um conjunto de canais didáticos no Youtube. Destacamos o LearnEnglish Kids e o LearnEnglish Teens (com conteúdos para crianças e jovens), o British Council (com vídeos para utilizadores independentes ou avançados, ótimos para a compreensão oral, para trabalhar conteúdos gramaticais e outras particularidades da língua), assim como o Learning English Listening Skills (uma série de episódios para trabalhar especificamente estas competências).
 

2. Oxford Online English

Cada vídeo neste canal explora um determinado conteúdo da Língua Inglesa e esclarece as dúvidas mais frequentes. Há vídeos sobre vocabulário, a utilização de verbos auxiliares, a formação do plural, a voz passiva, os tempos verbais ou os sinais de pontuação. As explicações são fáceis de compreender e os vídeos incluem texto que resume os conteúdos abordados. Pode ainda visitar o canal Oxford Dictionaries, repleto de curiosidades sobre o inglês.
 

3. BBC Learning English

Um canal com aproximadamente 1.000 vídeos, especialmente para utilizadores independentes ou avançados. Disponibiliza gratuitamente conteúdos didáticos em várias áreas, como gramática, vocabulário, pronúncia e inglês para negócios. Respondem também às dúvidas mais frequentes dos seus utilizadores e fornecem dicas sobre competências de estudo. Visite ainda os canais BBC Learning English Listening skills e BBC Learning English Listen & Read Videos.
 

4. VOA Learning English

Mais de 2.000 vídeos didáticos onde poderá esclarecer dúvidas sobre a utilização de advérbios de frequência, preposições, pronomes, palavras que facilmente confundimos, tempos verbais, graus dos adjetivos, entre outros tópicos. Encontra ainda exercícios e desafios sobre a utilização correta da língua inglesa.
 

5. TED-Ed

Para utilizadores independentes ou avançados, sugerimos o canal TED-Education. Disponibiliza gratuitamente centenas de vídeos sobre os mais diversos tópicos, desde música, cinema, literatura, política, ciência, geografia, história, saúde ou filosofia. São recursos úteis, por exemplo, se pretende explorar vocabulário e colocar à prova a compreensão oral.

Veja também: