Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Cancro do pâncreas: sintomas

Os sintomas do cancro do pâncreas nem sempre são muito visíveis. À mínima suspeita, consulte o seu médico!

Cancro do pâncreas: sintomas
Esteja atento aos sinais!

O cancro do pâncreas é um tumor maligno do pâncreas. É o 5º tumor mais frequente e, dentro dos tumores do tubo digestivo, é o 2º mais frequente. É mais frequente nos homens do que nas mulheres e tem uma maior incidência nos doentes com pancreatite crónica e com alguns tipos de diabetes.

Além disso, associa-se frequentemente ao consumo de tabaco, a uma alimentação rica em carne e gordura, à exposição aos derivados do petróleo, e por vezes tem um carácter hereditário.


Quais os principais sintomas do cancro do pâncreas?


Icterícia

A icterícia é também uma manifestação frequente sobretudo nos tumores localizados na cabeça do pâncreas. No pâncreas distinguimos a cabeça, corpo e cauda. (ver foto). A localização mais frequente á a cabeça (70%). Os tumores que se localizam na cabeça, mais facilmente levam ao aparecimento de icterícia devido às suas relações de continuidade com as vias biliares que drenam a bílis.

Os que se localizam no corpo e cauda desenvolvem-se de forma mais silenciosa, não levam ao aparecimento de icterícia e manifestam-se sobretudo por dor. Com o desenvolvimento as células neoplásicas disseminam-se na região e também à distância dando origem às metástases.


Dor de costas

A dor manifesta-se mais frequentemente na parte superior do abdómen, mas também é usual manifestar-se com mais evidência na região dorso-lombar.


Urina muito escura

Se a sua urina se apresentar bastante escura ou até com um tom acastanhado, consulte rapidamente um médico. Outras colorações semelhantes a barro também devem ser motivos de um check up.


Náuseas e vómitos

Este é outro dos sintomas mais recorrentes. O cancro do pâncreas pode gerar vómitos e náuseas pelo facto do tumor pressionar uma parte do estômago e bloqueá-lo em parte.


Pancreatite

Doentes com pancreatite crónica podem acabar por desenvolver pequenos tumores no pâncreas. Este é assim outro dos sintomas que pode indicar um cancro do pâncreas.


Perda de peso

Emagrecimento inexplicável e sem recurso a qualquer dieta acompanhado de falta de apetite, enfartamento e por vezes diarreia são outros dos sintomas que podem estar associados ao cancro do pâncreas.


Higiene oral com problemas

Se, por mais esforços que faça, o seu hálito se mantém sempre com um odor desagradável, se sente as gengivas inflamadas, ou se começou a perder dentes, não hesite em visitar um médico. Doentes oncológicos do pâncreas têm geralmente tendência para desenvolver problemas severos ao nível da estomatologia.


Diagnóstico recente de diabetes tipo 2

O facto de ter diabetes não significa que vai ter cancro do pâncreas. O que acontece é que o risco pode aumentar. Um estudo da conceituada clínica Mayo concluiu que  40% dos doentes pancreáticos foram diagnosticados com diabetes um mês antes ao diagnóstico do cancro. O pâncreas é responsável pela produção de insulina, daí que um tumor neste órgão possa afetar a sua capacidade de produzir insulina.

Agora que já conhece alguns dos sintomas associados ao cancro do pâncreas não facilite; ao mínimo sinal de alerta, visite o seu médico!

Veja também: