Capital de risco: o que é e onde encontrar?

O que é o capital de risco? E quais são as vantagens deste tipo de investimento em relação a outras modalidades?

Capital de risco: o que é e onde encontrar?
Foi você que perguntou por formas de investimento?

Quem anda pelo mundo do empreendedorismo sabe que os bons negócios precisam de investimento para poderem crescer e alcançar outros voos. Conheça o conceito e a importância do capital de risco e perceba as vantagens e as desvantagens que esta modalidade de financiamento pode oferecer ao seu negócio.
 

Capital de risco, para que te quero?

 

O que é o capital de risco?

É uma modalidade de financiamento própria das pequenas e médias empresas que acaba por proporcionar, às empresas visadas, meios financeiros estáveis para que estas se desenvolvam.

O capital de risco pode servir para a criação e desenvolvimento de uma empresa ou para investir no seu capital social. O grande objetivo é alcançar dividendos a curto ou médio prazo para que o investimento seja capitalizado com grande brevidade. Regra geral, esta forma de financiamento recai muitas vezes sobre as start ups e sobre empresas não cotadas em bolsa, sendo que parte substancial do retorno resulta da venda posterior da participação.

É fácil de perceber que o sucesso do investimento realizado através de um capital de risco depende também do sucesso da empresa. Daí o “risco” associado ao capital existente para investir.

 

Vantagens e desvantagens

A primeira vantagem do capital de risco é óbvia – o apoio financeiro que concede a uma empresa em início de atividade ou de expansão. Um passo essencial para alcançar o sucesso a longo prazo.

O capital de risco não é um empréstimo, ou seja, não existe um plano de reembolso. Isto significa que o empreendedor/interessado não tem de pagar a dívida dentro de um período definido de tempo. Isto não significa que os investidores não se acautelem quando entram com o dinheiro… Há Sociedades de Capital de Risco que podem fazer grandes exigências – o total controlo patrimonial do negócio é uma delas.

Para além disso, e como já dissemos acima, o capital de risco participa no capital social da empresa. É natural que agregados ao investimento surjam também alguns apoios ao nível da gestão do negócio para que o sucesso e os lucros possam ser maximizados. Este fator pode ser uma vantagem e também uma desvantagem, uma vez que é que possível que as Sociedades de Capital de Risco exijam a presença de um gestor escolhido por elas dentro do negócio.

Grande parte das Sociedades de Capital de Risco não liberta os fundos todos de uma vez. Em vez disso, vão libertando o dinheiro ao longo do tempo, tendo em conta o plano de expansão da empresa.

 

Capital de risco em Portugal

A Associação Portuguesa de Capital de Risco e Desenvolvimento pode ser a sua primeira referência dentro deste mundo. Se estiver interessando em financiar-se através desta modalidade pode entrar em contacto com esta entidade. 

Por outro lado, também pode entrar em contacto e pedir informações à Portugal Ventures ou à PME Investimentos.


Veja também: