Características das pessoas criativas: saiba quais são

Em cada um de nós há um pouco de criatividade. A diferença é que uns são bem mais criativos que outros. Descubra aqui as características das pessoas criativas.

Características das pessoas criativas: saiba quais são
Saiba como pode estimular a sua criatividade.

As pessoas mais criativas têm qualidades e características que as diferenciam das menos criativas. No entanto, se não se considera uma pessoa criativa saiba que se conhecer essas características pode desenvolvê-las conscientemente e assim incorporá-las nas suas competências pessoais e profissionais. Estes podem muito bem revelar-se num fator de diferenciação, por exemplo, num processo de recrutamento. Quais são então as características das pessoas criativas?
 

10 Características das pessoas criativas

 

1. Diversificam conhecimentos

Quanto mais variados são os conhecimentos, maior é a capacidade criativa do indivíduo. Isto é, pessoas que se interessam por assuntos diversificados ou que praticam atividades variadas levam uma grande vantagem competitiva sobre os que concentram os seus esforços sempre nas mesmas atividades/assuntos. A criatividade é potenciada pelo conhecimento e pelas experiências que cada um vive.

 

2. Têm grande capacidade de análise e de síntese

Pode parecer contraditório, mas, de facto, a análise é essencial no processo de conceção, pois permite avaliar os problemas e/ou obstáculos e encontrar mais facilmente uma solução. As pessoas criativas, ao analisarem mais de perto um problema, conseguem chegar mais facilmente a uma solução criativa. Já pessoas menos criativas são menos pacientes e tentam encontrar uma solução imediata, sem pensarem a fundo sobre o problema e, consequentemente, encontram soluções menos criativas a até menos vantajosas.

 

3. Maior capacidade para resolução de problemas

As pessoas com mais criatividade têm mais sensibilidade para perceberem problemas que escapam à generalidade das pessoas. Aliás, são estas situações problemáticas que, de facto, estimulam a criatividade.

 

4. Curiosidade

A curiosidade, explicada em poucas palavras, é a vontade que cada um de nós tem de saber coisas diferentes. É esta que faz com que estejamos abertos a novas experiências, a conhecer novos lugares, pessoas, objetos e viver novas situações. A curiosidade tem tendência a diminuir à medida que crescemos.

 

5. Maior flexibilidade

As pessoas mais criativas têm mais flexibilidade para analisarem um problema de vários ângulos e de se adaptarem a novas realidades. Esta capacidade potencia o desenvolvimento de várias soluções para um mesmo problema.

 

6. Pensam “fora da caixa”

Gerar várias ideias para situações diferentes, não se deixando levar por tradicionalismos ou rotinas já estabelecidas é um das características mais marcadas das pessoas criativas.

 

7. Criam porque sim

As pessoas criativas criam porque sentem vontade de o fazer e não apenas porque o necessitam, por exemplo, por questões profissionais. O desejo de criação faz parte da sua personalidade e é uma motivação diária.

 

8. Originalidade

As pessoas criativas vão além dos estereótipos para solucionar problemas existentes ou novas situações que surjam. Isto dá-lhes a capacidade de ver além das regras e dos regulamentos impostos.

 

9. Perceção

Quantas vezes as soluções para os problemas estavam bem à nossa frente e não as conseguimos ver? Ora, as pessoas mais criativas têm uma maior perceção, o que lhes permite ver e perceber as coisas mais além.

 

10. Perseverança e concentração

As ideias, por muito boas que sejam, não se concretizam sozinhas. Elas precisam da nossa intervenção para se materializarem pois, se não, nunca passarão de ideias. Uma pessoa criativa tem também de ser trabalhadora, perseverante e canalizar bastante atenção nas suas ideias, tanto na fase da criação como no momento de por a em prática.


Veja também: