7 características de pessoas empreendedoras

Há certas características de pessoas empreendedoras que as distinguem e ajudam a ter sucesso. Será que você tem algumas delas?

7 características de pessoas empreendedoras
Algumas delas são indispensáveis ao sucesso

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersHá por aí pessoas que não se levantam do sofá nem para ir buscar o comando da televisão, e há pessoas que decidem que querem alguma coisa e fazem de tudo para a alcançar. A diferença consiste em características de pessoas empreendedoras que quem não se levanta do sofá não costuma ter.
 

7 características de quem faz e acontece

 

1. Coragem

Poucas características de pessoas empreendedoras se distinguem como a coragem de fazer aquilo que queremos e de perseguir os nossos sonhos. É difícil levantarmo-nos do sofá e expormo-nos ao ridículo.

 

2. Disciplina

A verdade do empreendedorismo baseia-se, por incrível que pareça, no fracasso. Grandes empreendedores falharam muitas vezes antes de terem sucesso, e é preciso ser muito disciplinado para o fazer sem desistir.

Como disse Winston Churchill: “O sucesso é ir de fracasso a fracasso sem perder entusiasmo”.

 

3. Mente aberta

Empreendedores não se ficam por ideias preconcebidas, e percebem que muitas vezes a chave para o sucesso está na inovação. Olham para cada ideia como olhos de ver e não a rejeitam porque “ninguém se lembrou dela”.

 

4. Competitividade

Muitos empreendedores levantam-se do sofá porque sabem que podem fazer um trabalho melhor do que muitos. Para eles, a vitória é uma necessidade e têm sempre que chegar mais longe do que os outros, fazendo sempre melhor. A vontade de vencer também faz parte das características de pessoas empreendedoras.

 

5. Criatividade

A criatividade nos empreendedores pode-se expressar não só através da inovação, mas também na sua capacidade de resolver problemas e conflitos, na forma como agem e se expõe ao mercado, e até na sua imagem pessoal.

De entre todas as características de pessoas empreendedoras, a criatividade tem vindo a destacar-se em programas de televisão como ‘Shark Tank’, onde empreendedores apresentam as suas ideias a investidores.

 

6. Flexibilidade

É preciso ter cinco reuniões no mesmo dia?  Chegou uma encomenda enorme e vai ser precisa mais mão-de-obra? Estes são desafios que grandes empreendedores enfrentam regularmente. Se estes não forem capazes de se gerir de forma flexível, vão acabar por faltar a reuniões, ou então vão deixar clientes de mãos a abanar. 

 

7. Paixão

Ninguém tem sucesso sem paixão, seja paixão pelo sucesso, por aquilo que se faz ou pelos dois. A paixão é crucial para o empreendedor e se este não vê um arco-íris na direção em que caminha, então não terá motivação para se levantar e ir buscar pipocas, quanto mais para outras coisas.

Se tem sede de vitória e não se sente atraído pelas pipocas, focar-se em algumas destas características pode fazer uma grande diferença na sua vida. Diferença essa que o pode levar longe.
Espaços Coworking: Construa a sua empresa onde quiser
Veja também: