6 características de um vendedor de sucesso

As características de um vendedor de sucesso ajudam quem tem de vender a lidar com a natureza da atividade, e a fazê-la como deve ser.

6 características de um vendedor de sucesso
O que não pode faltar a um bom vendedor

Quais são as características de um vendedor de sucesso? Bom, antes de avançar, importa lembrar que uma pessoa que sabe vender tem alguma segurança financeira. Se é uma pessoa que tem a capacidade de vender penas a uma galinha é, certamente, alguém que consegue safar-se de qualquer tipo de dificuldade financeira. Se você tem algumas destas características de um vendedor de sucesso, pode estar na altura de começar a ponderar a área. 
 

6 características essenciais a um vendedor

 

1. Sabem ouvir e entender

A melhor forma de vender?  Ouvir os clientes. Só assim pode saber quais são os seus problemas, necessidades e como podem estes vir solucionados com o produto ou serviço que o vendedor oferece. Ao ouvir o cliente o vendedor consegue também tornar-se numa espécie de consultor, o que que ajuda a criar uma ligação emocional que facilitará o processo.

 

2. São resilientes

A resiliência é uma das mais importantes características de um vendedor de sucesso. Quem já trabalhou na área sabe que o mais comum é a rejeição. Não é fácil não desanimar quando ouvimos o “não” inúmeras vezes, mas vendedores de sucesso sabem que depois de várias respostas negativas encontram sempre a positiva. Além disso, terão de lidar com todo o tipo de objeções à venda, e a capacidade de as superar define se têm sucesso ou não.



3. Têm uma atitude positiva

Pessoas que têm uma atitude positiva conseguem vender com mais facilidade, afinal, é sempre mais agradável falar com alguém que só vê soluções à frente, do que com alguém que só vê problemas. Entre as características vitais de um vendedor de sucesso está a atitude positiva, que faz até com que o processo seja mais agradável para os clientes.
 


4. Aprendem rápido

Os vendedores têm que lidar com clientes diferentes a toda a hora e têm de ser capazes de conhecer o produto ou serviço que vendem de trás para a frente, além de terem de ser energéticos e capazes de se adaptarem a diferentes situações. Com a capacidade de aprender rápido, qualquer vendedor consegue lidar com tudo isto, para poder alcançar os seus objetivos.
 


5. São independentes

Como a maior parte dos vendedores trabalha à comissão ou por conta própria, uma das características de um vendedor de sucesso é a capacidade de ser independente e de tomar decisões por si mesmo. Ser capaz de querer fazer mais e de o conseguir sem precisar de ter o patrão à perna implica, muitas vezes, o sucesso.
 


6. Estão sempre bem preparados

A última das características de um vendedor de sucesso baseia-se na preparação e na organização. Um bom vendedor sabe que fazer os trabalhos de casa é essencial, assim, antes de tentar vender procura saber o mais possível sobre o cliente. Deve, ainda, ter todos os dados relevantes na ponta da língua e de conhecer o seu produto e a sua empresa de trás para a frente. Saber tudo o que tem para oferecer ajuda a facilitar a venda.

Veja também: