Características e perfil de um empreendedor

Desenganem-se os que acham que qualquer um consegue ter um perfil empreendedor. Todos nascemos com características diferentes e para se ser empreendedor, para além de da dedição absoluta, é preciso ter perfil.

Características e perfil de um empreendedor
O que é preciso para ter um perfil empreendedor?
  • O perfil empreendedor passa essencialmente por ter fortes características de liderança e auto-motivação.

É um facto que o empreendedorismo está na moda. Na verdade, o empreendedorismo ganhou terreno com tremenda crise financeira que atravessou o país nos últimos anos, fazendo com que muitas pessoas, nomeadamente os desempregados, apostassem em dar luz às suas ideias e investissem no seu próprio negócio. Mas, afinal, quais as características necessárias para se ter um perfil empreendedor?
 

O perfil tipo de um empreendedor

Se acha que qualquer pessoa pode ter um perfil empreendedor, desengane-se. Não é verdade. Existem determinadas características que é preciso ter para conseguir singrar no mundo do empreendedorismo. Saiba quais são as principais:
 

1. Objectivo em atingir resultados

Para conseguir trabalhar de forma independente e atingir resultados, é mesmo necessário que se foque em atingir objectivos e que consiga cumprir essa meta. Quanto mais um empreendedor for autónomo, mais estimulado se vai sentir em organizar o seu trabalho e chegar às metas que definiu para si.
 

2. Saber correr riscos e assumi-los

Um bom empreendedor não é aquele que fica sentado à espera que as coisas aconteçam e com medo de correr riscos, mas também não é aquele que corre riscos desnecessários. Em suma, os empreendedores têm de saber gerir e analisar muito bem cada situação para perceber quando e como vale a pena correr determinado risco. Esta perspicácia é algo que se treina com o tempo, mas que no fundo é uma característica inata.
 

3. A responsabilidade

Para se conseguir ser um bom empreendedor e ter um negócio próprio, é necessário que sejam altamente responsáveis, seja em caso de sucesso, seja em caso de insucesso. Se há falhas, têm de saber assumir a responsabilidade na primeira pessoa, assim como em caso de sucesso, reconhecem o seu valor.
 

4. Auto-confiança

Um empreendedor é aquele que acredita em si próprio. Aquele que sabe  que quer, para onde ir e que mesmo perante todas as adversidade consegue ter distanciamento suficiente para analisar o caminho e acreditar que é possível. É muito difícil encontrar empreendedores de sucesso que não sejam auto-confiantes.
 
Veja também: