5 características essenciais de um bom professor

Conheça as 5 características essenciais que um bom professor deve apresentar, para que o ensino da sua disciplina tenha o sucesso esperado.

5 características essenciais de um bom professor
Damos-lhe a conhecer os traços principais de um bom professor

Um bom professor deve apresentar uma série de traços que possibilitarão o sucesso da disciplina que lhe diz respeito. Saiba que traços são esses.

5 características essenciais de um bom professor

1. Demonstrar domínio científico das matérias lecionadas

Um bom professor deve, antes de mais, dominar aquilo que ensina. O professor que não possui um bom conhecimento dos assuntos que tem a transmitir aos seus alunos, nunca conseguirá conquistar o respeito dos mesmos.

Deve, por isso, procurar sempre atualizar-se perante os novos programas e recursos didáticos que vão surgindo. Para tal, deve ler, procurar mais informação e frequentar formações.

2. Mostrar entusiasmo

Não há nada menos inspirador para os alunos do que um professor que vai para a sala de aula com cara de aborrecido, passando a impressão de que estar ali não lhe traz prazer. Quanto mais motivado um professor estiver, mais motivação passará para os seus alunos. Se o próprio professor não mostra entusiasmo por aquilo que ensina, como poderá esperar que os seus alunos se interessem pela matéria?

3. Ser paciente e saber ouvir

O bom professor deve ter muita paciência para com os seus alunos. Uns aprenderão de forma mais rápida que outros. Haverá matérias aparentemente simples para uns, mas que serão um autêntico quebra-cabeças para outros.

No meio desta heterogeneidade de aprendizes, encontra-se a figura do professor, sempre pronto a tirar qualquer dúvida, sempre disposto a ouvir cada aluno, e nunca permitindo que nenhum se sinta humilhado por não compreender de forma imediata determinado assunto.

professor

4. Estar atento

Cada aluno é um pequeno grande universo à frente do professor. Este deve procurar conhecer um pouco de cada um dos seus aprendizes, estando atento a sinais que poderão, por exemplo, revelar uma mudança de comportamento nos mesmos. Se o professor estiver com atenção, poderá ajudar o aluno que necessita de ajuda e, com isso, contribuir para o maior equilíbrio da sua aula.

5. Conquistar o respeito para manter a ordem

O respeito não é algo que se impõe, mas que se conquista. O professor que inspira os seus alunos, que é paciente e domina a matéria deve ser também aquele que conquista o respeito dos que estão a ouvi-lo. Saber colocar limites de início é essencial.

É importante, também, deixar claro que um professor poderá ser um amigo, não um colega. Ele é o “presidente” daquela “assembleia”. Cabe, pois, ao professor, manter a ordem na sala de aula, para que a mesma decorra dentro da normalidade esperada, para que seja verdadeiramente produtiva.

Muitas são as características que um bom professor deve apresentar. No entanto, estes são os 5 traços que julgamos verdadeiramente fundamentais para o sucesso desta profissão.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.