7 características que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto

Esta Rede é um dos segredos mais bem guardados do país que tem vindo a ser desvendado. Descubra quais as 7 coisas que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto.

7 características que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto
Saiba quais as características únicas das Aldeias do Xisto

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias, pertencentes a 16 diferentes concelhos, e distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal. Este é um projecto de desenvolvimento sustentável de características únicas ligadas ao património cultural, social e arquitectónico da região, que se reflectem numa vasta oferta a vários níveis: gastronomia, cultura, animação, desportos radicais, religião, artesanato e hotelaria tradicional, entre outros.

A forte identidade destas aldeias, escondidas por entre serras de vegetação abundante e vistas deslumbrantes, é palpável e é, talvez, um dos segredos mais bem guardados do país, que, com a ajuda dos seus habitantes, começa a ser desvendado aos poucos. Saiba quais as 7 coisas que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto.

7 coisas que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto

7 coisas que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto

1. História

Gravuras rupestres encontradas junto ao Zêzere e na Barroca, assim como achados arqueológicos do período neolítico ou bronze I encontrados em Góis, sugerem uma ocupação do território das Aldeias do Xisto desde os tempos pré-históricos. Viaje no tempo e explore também as marcas deixadas por romanos, bárbaros e árabes, as evidências da época Filipina e recordações do saque napoleónico.

2. Circuitos religiosos

Já o património religioso das Aldeias do Xisto torna visível a profunda relação dos seus habitantes com o transcendente. Em algumas aldeias é considerável o valor histórico, arquitectónico e artístico tanto de móveis e imóveis ligados à religião. Sugerimos-lhe que explore os vários circuitos religiosos que só vai encontrar nas Aldeias do Xisto, nomeadamente:

3. Flora e Fauna

São várias as espécies protegidas que pode observar na Rede das Aldeias do Xisto, seja em passeios micológicos no Outono ou numa visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Cinco das espécies destacadas por serem emblemáticas da fauna e flora da região são:

  • o Narciso (Narcissus asturiensis, uma planta herbácea)
  • o Medronheiro (Arbutus unedo, um arbusto)
  • o Azereiro (Prunus lusitanica subsp lusitânica, uma árvore)
  • a Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria, uma ave)
  • a Lontra (Lutra lutra, um mamífero)arque

Mais, a Rede das Aldeias do Xisto concentra importantes espaços naturais que promovem a conservação da Natureza em Portugal, nomeadamente estas quatro áreas classificadas:

4. Geografia

Naturalmente, as Aldeias do Xisto encontram-se num território único do ponto de vista geográfico. São várias as serras de média altitude que fazem crer que se trata de verdadeiro mar de montanhas e vastas as albufeiras que aí se encontram. É neste território que irá encontrar:

 

Como tirar proveito da paisagem?

Rume à aldeia do Talasnal para uma Viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto, que passa por florestas, praias fluviais e percorre as Serras da Lousã e do Açor. Ver experiência em bookinxisto.com.pt >>

5. Praias Fluviais

Algumas praias fluviais das Aldeias do Xisto encontram-se entre as melhores zonas balneares de rio da Região Centro, sendo que doze foram distinguidas pela Associação Bandeira Azul em 2017. Não espere e vá usufruir destes recantos de bem-estar e impressionantes paisagens ao redor.

Como tirar proveito do rio?

Embarque num Passeio Fluvial pelo rio Zêzere que parte da bela vila de Dornes e desfrute de paisagens surpreendentes e encontros felizes com garças e corvos marinhos. Ver experiência em bookinxisto.com.pt >>

6. Gastronomia

A gastronomia é, inevitavelmente, algo que distingue as Aldeias do Xisto, rica em receitas temperadas com tradição. A tigelada e as papas de carolo, o cabrito assado e os maranhos, as tibornas e o pão, o bacalhau e a chanfana, elaborados com produtos genuínos, são algumas das receitas que o vão deixar rendido à cozinha da região.

Onde comer?

Se está ansioso por provar algumas destas iguarias, dê um salto (com marcação) ao Restaurante Bem Me Quer, na aldeia de Martim Branco. A ementa inclui cabrito no espeto ou assado e bochechas de porco preto, entre outras delícias confeccionadas com produtos típicos da região e da época. Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

Onde comprar produtos típicos?

A Loja Aldeias do Xisto tem disponível o Cabaz Merendeiro, que inclui uma garrafa de vinho tinto, um queijo de cabra curado, pasta de azeitona e um chouriço, entre outros produtos de sabor genuíno. Ver produto em bookinxisto.com/pt >>

7. Festividades

Para além das festividades associadas ao calendário agrícola e religioso, as Aldeias do Xisto têm vindo a acrescentar à sua agenda de animação outras manifestações culturais e artísticas. Destacam-se, entre elas:

    • a Celebração Tradicional do Entrudo (Carnaval), Aldeias do Xisto de Góis.
    • a Festa da Castanha (Outubro), Aldeia das Dez.
    • a Festa da Paz – Comemoração do armistício da II Guerra Mundial, na Torre da Paz (7 de Maio), Benfeita.
    • a Festa da Música (Setembro) e Natal no Candal (Dezembro), Candal.
    • a Festa das Nozes, associada à Festa de S. Simão e de S. Judas Tadeu (último Domingo de Outubro), Casal de São Simão.
    • Elementos à Solta – Art meets Nature (2º fim de semana de Julho), Cerdeira.

 

Veja também: