As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

2 receitas de carne à alentejana que vai adorar

A carne de porco à alentejana é uma das receitas mais saborosas da culinária portuguesa: conheça duas receitas excelentes.

2 receitas de carne à alentejana que vai adorar
Um prato, duas versões

As receitas de carne à alentejana fazem as delícias de muitos, e, ao contrário do que se pensa, não tem de ser difícil de preparar. As duas receitas que apresentamos a seguir dão-lhe hipótese de escolher entre uma versão mais demorada e uma versão mais rápida, mas ainda assim com muito sabor.

Deixe-se encantar pelas receitas e experimente-as de acordo com o tempo que tem disponível para as preparar.


Carne de porco à alentejana: 2 versões da mesma receita


Carne de porco à alentejana: versão extra sabor

sabor

Ingredientes
500g carne de porco
2 cebolas
2 dentes de alho
1 c. sopa de massa de pimentão
4 tomates
2 c. sopa de banha
1kg de amêijoa
coentros
sal e pimenta q.b.
2 dl vinho branco
1 folha de louro
2 dentes de alho
4 ou 5 batatas
óleo para fritar


Modo de preparação
Comece por cortar a carne em pedaços pequenos. Junte-lhe a massa de pimentão, o vinho branco, o louro, os dentes de alho picados, o sal e a pimenta e deixe marinar de um dia para o outro.

No dia seguinte, descasque as batatas, corte-as em cubos e frite-as em óleo quente. Quando estiverem douradas, retire e reserve. Depois, faça um refogado generoso com uma colher de banha, as cebolas e os alhos em rodelas e o tomate em pedaços. Deixe refogar até que o tomate e as cebolas estejam cozinhados.

A seguir, junte as amêijoas (muito bem lavadas) ao refogado. Quando as amêijoas abrirem, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por apenas mais um minuto. Numa frigideira, frite a carne devidamente escorrida na restante banha bem quente. Adicione duas colheres de sopa do líquido da marinada e deixe cozinhar durante mais 15 minutos.

No fim, num recipiente para servir à mesa, junte a carne com as amêijoas e as batatas fritas. Misture bem e polvilhe com os coentros. Sirva de imediato.
 

Carne de porco à alentejana: versão super rápida

rapida

Ingredientes

500g carne de porco aos cubos
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite
óleo para fritar
250g batatas congeladas aos cubos para fritar
1 copo vinho branco
sal pimenta q.b.
amêijoas q.b.
camarões (opcional)
1 folha de louro
coentros


Modo de preparação
Frite as batatas em óleo quente até ficarem bem douradas. Retire e reserve. Num tacho, faça um refogado com azeite, as cebolas picadas e os dentes de alho. Junte as amêijoas, regue-as com o vinho branco, adicione a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Quando as amêijoas abrirem, deixe cozinhar por mais um minutos e retire do lume.

Numa frigideira, num pouco de azeite, frite a carne de porco, mexendo de vez em quando. Por fim, junte as batatas fritas, a carne e as amêijoas num recipiente de servir à mesa, misture tudo e polvilhe com coentros picados. Sirva de imediato.

Experimente e delicie-se com estas receitas de carne à alentejana!

Veja também: