Carregadores wireless: valem a pena?

Conheça as vantagens e as desvantagens dos carregadores wireless, descubra os melhores do mercado e se vale a pena comprar.

Carregadores wireless: valem a pena?
Por uma vida sem cabos

Imagine um cenário onde um grupo de amigos se ri dos tempos em que utilizavam cabos para carregar aparelhos eletrónicos. A verdade é que esse cenário pode muito bem vir a ser uma realidade num futuro próximo. No presente, porém, vivemos ainda uma lenta transição para o carregamento sem-fios. Sabe quais são as vantagens e as desvantagens? Descubra e confira também os melhores carregadores wireless que existem no mercado.

Carregadores wireless: como funcionam?

Como funcionam os carregadores wireless e como é que os aparelhos eletrónicos conseguem recarregar baterias sem estarem diretamente ligados através de um cabo? Deve-se à chamada indução eletromagnética, uma ideia que não é propriamente uma novidade, mas que tem vindo a ser aperfeiçoada nos últimos anos em função da disseminação de dispositivos eletrónicos como os smartphones.

Vantagens e desvantagens dos carregadores wireless

Vantagens

A primeira – e mais evidente – vantagem reside na sua facilidade e utilidade. Claro que não custa nada ligar o smartphone ao carregador, mas a vantagem principal vantagem está na grande panóplia de objetos que podem ser adaptados para terem carregadores wireless, como determinadas peças de mobiliário ou até carros. Tudo aponta para que a expansão dos carregadores wireless continue, o que significa que passará a ser muito mais fácil fazer carregamentos onde e quando quisermos.

Outra das vantagens é a eliminação do conector, responsável por uma das avarias mais comuns dos aparelhos eletrónicos.

Há ainda outra vantagem importante, que é a universalidade dos carregadores wireless. No futuro, estes carregadores servirão para carregar diversos aparelhos eletrónicos, independentemente se ser da marca A, da marca B ou da marca C.

Desvantagens

Neste momento, a eficiência da carga é um dos grandes contras. A transmissão de energia através da indução eletromagnética alcança entre 60% a 70% da eficiência em relação ao carregamento que é realizado por cabo.

Outra das desvantagens prende-se com o facto de os aparelhos eletrónicos só poderem carregar a bateria quando não estão a ser usados.

Vale a pena?

Acreditamos que os carregadores wireless são o futuro e não há como fugir dele. Basta habituar-se a certos hábitos como pousar o smartphone sempre no mesmo local da secretária de trabalho ou na mesa-de-cabeceira. Nada como começar já a escolher os melhores.

Os melhores carregadores wireless

Carregador sem fios Fast Charge

carregador wireless samsung

Fonte: Samsung

A Samsung já começou a preparar o futuro, até porque os mais recentes smartphones da marca já começam a suportar o carregamento wireless. Com um design simples, sofisticado e apelativo, o carregador Fast Charge da Samsung fica bem em qualquer secretária ou mesa-de-cabeceira. Pode encontrá-lo aqui. Preço: 65€

Anker PowerPort Qi

carregador wireless

Fonte: Anker

Barato e tão capaz como os rivais, o Anker PowerPort Qi é um carregador wireless capaz de dar vida a qualquer bateria. E não é o facto de passar despercebido aos olhos mais desatentos que o tornam menos capaz, muito pelo contrário, é compacto mas eficaz. Confira aqui. Preço: 20€

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.